Home
Notícias
Homem é preso após ganhar peso para evitar serviço militar na Coreia do Sul
Notícias

Homem é preso após ganhar peso para evitar serviço militar na Coreia do Sul

publisherLogo
Aventuras Na História
26/11/2024 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16406719/original/open-uri20241126-18-165dofv?1732635426
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 26, um tribunal de Seul, capital da Coreia do Sul, sentenciou um homem de 26 anos à prisão por ganhar peso intencionalmente, a fim de evitar o treinamento básico e o serviço militar obrigatório no país.

Tecnicamente, a Coreia do Sul segue em guerra contra o Norte, o que faz com que todos os homens sul-coreanos com menos de 30 anos devam cumprir dois anos de serviço militar obrigatório no país. No entanto, os que possuem problemas de saúde, por exemplo, podem ser designados a cumprir outras funções, como trabalhar em escritórios governamentais, o que não torna incomum tentativas de burlar o exército.

Nesse cenário, no início deste mês, um homem de 26 anos foi condenado a um ano e meio de prisão, com pena suspensa por dois anos, por violar a Lei de Serviço Militar. Segundo O Globo, ele comeu compulsivamente para ganhar peso, de forma a ser considerado inapto para o serviço militar.

Tudo começou depois que o sujeito, que não teve a identidade revelada, descobriu que, caso tivesse um índice de massa corporal (IMC) acima de 35, ele poderia ser isento de atribuições militares padrão. Então, ele começou a seguir uma dieta especial criada por um conhecido, dobrando sua ingestão alimentar, para ganhar peso.

Segundo informado pelo Tribunal Distrital Oriental de Seul à AFP,, em 2017, ele media 1,69 metro de altura, e pesava 83 quilos; já em 2022, apenas cinco anos depois, ele já "pesava 105 quilos, e em 2023, 102 quilos".

Por isso, além do homem que ganhou peso, o conhecido que o ajudou também foi condenado, por facilitar a violação da lei, recebendo uma pena de seis meses de prisão, suspensa por um ano.

Após a sentença, porém, o tribunal pontuou que "o réu admitiu sua má conduta e expressou disposição para cumprir seu dever militar de forma sincera".

+ Descubra a expressão brasileira utilizada diariamente na Coreia do Sul

Controversas

Vale mencionar que a Administração de Recursos Humanos Militares da Coreia do Sul mantém uma lista pública com nomes, idades e endereços de evasores do serviço militar, bem como os motivos para evitá-lo. Em 2023, foi registrado o maior número desde que a lista foi criada, em 2015, com 355 pessoas que evitaram ilegalmente a atuação militar.

Entre as pessoas que já o fizeram, destacam-se inclusive figuras famosas do país, que já fingiram doenças ou até mesmo arrancaram os próprios dentes. Um rapper do grupo de K-pop VIXXX, Ravi, por exemplo, foi sentenciado ano passado por falsificar documentos médicos, atestando sofrer de epilepsia.

Mas, além disso, um aspecto criticado na política de serviço militar obrigatório na Coreia do Sul é que as mulheres estão isentas dessa função. Isso porque as que se voluntariam representam apenas 3,6% do corpo militar, segundo o Ministério da Defesa, o que leva muitos homens do país a argumentar que isso dá às mulheres uma vantagem injusta no mercado de trabalho hipercompetitivo do país, segundo a CNN.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também