Ucrânia usa arma laser para abater aeronaves não tripuladas
Tecmundo
Em entrevista a uma rádio local, o comandante das Forças Armadas de Sistemas Não Tripulados da Ucrânia, Vadym Sukharevskyi, confirmou que o país tem uma arma laser. O armamento é utilizado para derrubar aeronaves, como drones, e tem um alcance de cerca de 1,6 km.
Chamado de Tryzub, palavra em ucraniano que corresponde à “Tridente”, a tecnologia foi desenvolvida pelo setor de defesa do país. O foco da arma é abater aeronaves russas inimigas, em especial o Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS), como drones kamikaze usados pelas tropas russas durante o conflito entre os países.
Sukharevskyi já havia falado um pouco sobre a arma laser no fim de 2024, e embora não tenha especificado nenhum detalhe, garante seu funcionamento. “Repito: as tecnologias de laser já estão atingindo certos alvos em certas altitudes”, comentou o comandante durante a entrevista.
Arma laser “é possível” no conflito
Apesar da falta de informações sobre o Tryzub, a existência de uma arma laser no conflito entre Rússia e Ucrânia parece plausível. Ambos os países têm utilizado cada vez mais drones para abater alvos nos territórios inimigos, e logo a Ucrânia deve começar a usar um novo tipo de drone com explosivos de fragmentação.
Em entrevista à CNN em dezembro de 2024, um representante da empresa de inteligência técnica e armamentos Armament Research Devices, Patrick Senft, apontou que a existência do Tridente é muito possível. “Isto é particularmente possível através da utilização de lasers de solda comerciais prontos para usar, combinados com outras tecnologias disponíveis”, indica Senft.
Aliás, nesta terça-feira (04), o departamento de defesa dos Estados Unidos publicou um vídeo do armamento a laser HELIOS em ação . Essa tecnologia tem uma premissa similar, embutida em grandes embarcações para abater alvos não tripulados, e está em testes há cerca de quatro anos.