Home
Entretenimento
Museu de Arte da Pampulha, de Oscar Niemeyer, será restaurado
Entretenimento

Museu de Arte da Pampulha, de Oscar Niemeyer, será restaurado

publisherLogo
Aventuras Na História
20/12/2024 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16424330/original/open-uri20241220-18-a54lo5?1734721532
©Reprodução/TV Globo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma das joias arquitetônicas de Belo Horizonte, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), idealizado por Oscar Niemeyer, está prestes a renascer. Após cinco anos fechado para visitação devido a problemas estruturais, o museu passará por uma ampla reforma, que promete restaurar sua beleza original e garantir sua preservação para as futuras gerações.

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que esta será a maior reforma na história do MAP, que desde sua inauguração em 1943 tem sido um dos ícones do Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Mundial da UNESCO. A reforma, que teve seu projeto inicial elaborado em 2014, inclui a restauração completa do edifício principal e a criação de um novo espaço, a Casa MAP.

Casa MAP

A Casa MAP, um imóvel histórico que abrigou a antiga estação de bombeamento de água da Pampulha, será transformada em uma moderna reserva técnica. O espaço contará com laboratórios para análise e restauração de obras de arte, um setor administrativo, um espaço educativo, uma biblioteca e o Centro de Documentação (CEDOC-MAP), que abrigará um vasto acervo sobre a história do museu e de seu criador.

A escolha da Casa MAP para abrigar a reserva técnica foi estratégica, pois o imóvel está localizado no entorno da Lagoa da Pampulha e dentro do perímetro principal do Conjunto Moderno, garantindo a preservação da identidade cultural e histórica do local.

Durante a reforma, todos os materiais de revestimento do museu serão cuidadosamente restaurados. Segundo o G1, apenas nos casos em que a recuperação não for possível, serão utilizados materiais com características idênticas aos originais, garantindo a autenticidade do edifício.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também