Napoleão era ruim de cama como mostra novo filme de Ridley Scott?
Aventuras Na História
Nesta semana, chegou aos cinemas brasileiros aquela que era uma das cinebiografias mais aguardadas do ano: 'Napoleão'. Dirigido por Ridley Scott, o filme conta com a presença de Joaquin Phoenix — vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2020 por 'Coringa' — e Vanessa Kirby no elenco, dando vida ao protagonista e sua famosa esposa, a imperatriz Josefina.
"Napoleão (Joaquin Phoenix) poderia ter sido um soldado desconhecido, mas provou sua capacidade e rapidamente subiu de posto nas fileiras militares, chegando a general aos 24 anos. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josefina (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento", conta a sinopse.
O filme, que vem recebendo críticas mistas desde seu lançamento, não só acompanha a carreira militar de sucesso de Napoleão Bonaparte, bem como sua conquista por reconhecimento e ascensão como imperador dos franceses. A história também possui grande foco no conturbado relacionamento com sua primeira esposa, aquela que se tornaria imperatriz, Josefina.
E é claro que, sendo uma adaptação cinematográfica, 'Napoleão' contaria com algumas imprecisões históricas apenas para auxílio narrativo. Por isso, aqueles que assistiram ao filme podem ter várias dúvidas sobre a veracidade de elementos retratados, como seus disparos às pirâmides do Egito ou a remoção de uma bala de canhão do peito de seu cavalo morto.
+ Napoleão: Veja o que é fato ou ficção no filme de Ridley Scott
Entre as dúvidas mais frequentes, uma que se destaca é: Napoleão realmente era ruim de cama como retratado no filme? Entenda!
Inexperiência sexual
Michael Broers, da Universidade de Oxford, é um dos principais especialistas em Napoleão. Além de livros sobre o imperador, ele também participou das reuniões a respeito do roteiro do épico de Scott. Em entrevista ao site Time Out, ele revelou a veracidade de alguns detalhes do novo filme, incluindo a competência de Bonaparte na cama com Josefina.
Na conversa, o especialista confirma que faltava habilidade sexual na figura histórica, pelo menos no que se refere às suas relações com a imperatriz. "Sabemos que ele era bastante inexperiente sexualmente quando conheceu Josefina, porque ele contou às pessoas e isso está em suas memórias. Ele estava inseguro com Josefina, mas não com qualquer outra coisa que eu possa imaginar", conta Broers.
Vale mencionar que a primeira esposa de Napoleão era seis anos mais velha que ele, e já tinha dois filhos, quando se conheceram.
+ Que fim levou Josefina? Imperatriz a viver turbulento romance com Napoleão
Apesar disso, vale mencionar ainda que o filme também é impreciso no que se refere à descrição de Josefina: "Seus dentes eram quase inexistentes, devido ao mascar cana-de-açúcar quando ela estava no Caribe", acrescenta o especialista.