'Napoleão': Veja outros 5 filmes sobre o imperador
Aventuras Na História
Nesta semana, chegou aos cinemas de todo o Brasil um dos últimos filmes mais aguardados para 2023: 'Napoleão'. Dirigido por Ridley Scott, a produção promete ser mais uma das grandes competidoras para algumas categorias do Oscar.
Em meio ao elenco de 'Napoleão', quem mais se destaca é certamente o ator que dá vida ao próprio imperador: o já vencedor de Oscar como melhor ator, Joaquin Phoenix. No entanto, outra figura presente além dele é a de Vanessa Kirby, que interpreta a imperatriz Josefina, aquela que viveu um dos mais conturbados e famosos romances da história, ao lado de Napoleão.
+ A relação turbulenta entre Napoleão e Josefina, mostrada em filme;
O novo filme conta, segundo a sinopse, "as origens do comandante militar Napoleão e sua rápida ascensão. Uma visão através do prisma de seu relacionamento muitas vezes volátil com sua esposa e por ser amor verdadeiro, Josefina".
Não é mistério para ninguém que Napoleão é uma das figuras mais relevantes da História, sendo o responsável por um dos momentos mais gloriosos do império francês entre os séculos 18 e 19. Logo, não é a primeira vez que sua saga é retratada nas telonas.
Com isso em mente, confira 5 filmes sobre Napoleão Bonaparte que podem tornar ainda melhor sua experiência antes de assistir o novo filme protagonizado por Joaquin Phoenix:
1. 'Désirée, o Amor de Napoleão' (1954)
Dirigido por Henry Koster, 'Désirée, o Amor de Napoleão' é um filme de 1954 que também conta com um ator consagrado em Hollywood dando vida ao imperador francês: Marlon Brando.
O longa, no caso, é um drama histórico mais focado no romance do que na guerra, acompanhando o breve noivado de Napoleão com Désirée Clary, que se tornaria rainha consorte dos Reinos Unidos da Suécia e Noruega. Vale mencionar ainda que o filme é uma adaptação do livro 'Desiree', escrito por Annemarie Selinkoe e publicado originalmente em 1951.
2. 'O Conde de Monte Cristo' (2002)
Filme recente, 'O Conde de Monte Cristo' é inspirado em uma obra mais antiga, o romance de mesmo nome publicado em 1845 e escrito por Alexandre Dumas e Auguste Maquet.
Lançado em 2002 e dirigido por Kevin Reynolds, também conta com uma breve presença de Napoleão. A trama ocorre ainda no início dos anos 1800, e acompanha Edmond Dantes (Jim Caviezel), um homem preso injustamente que busca vingança após uma ousada fuga.
O papel de Napoleão, talvez para a frustração de alguns, é limitado: ele é retratado durante seu exílio, próximo ao fim de sua vida, interagindo com os personagens principais da narrativa. Embora ficcional, o exílio em seus últimos anos de vida é real, na ilha de Santa Helena.
+ Inimigo do mundo: A melancólica vida de Napoleão no exílio
3. 'Waterloo' (1970)
Quando se pensa nas Guerras Napoleônicas — travadas pelo Império Francês contra uma série de alianças de nações europeias entre 1803 e 1815 —, uma das mais memoráveis foi a Batalha de Waterloo.
Ocorrida em 1815, ficou especialmente marcada pela derrota das tropas de Napoleão, que via a decadência definitiva de seu império. O conflito é encenado no filme 'Waterloo' (1970), do cineasta russo Sergey Bondarchuk.
Com um ritmo que pode entediar muitos, o filme conta com algumas das melhores cenas de combate em guerras já retratadas no cinema, além de boas atuações e uma boa representação do contexto histórico. Uma boa escolha para quem busca conhecer filmes diferentes.
4. 'Napoleão' (1927)
Em 1927, foi lançado outro filme sobre Napoleão Bonaparte e com o mesmo nome do trabalho recente de Ridley Scott: 'Napoleão'. Este, porém, foi dirigido pelo cineasta francês Abel Gance e é considerado até hoje como uma das melhores cinebiografias de todos os tempos.
Com 5 horas e meia de duração, Gance tinha a ambição de contar toda a vida de Napoleão Bonaparte. Inicialmente, a ideia era mostrar desde a infância até a morte em um total de seis filmes. Claro que seis filme com tamanha duração deveriam contar com inúmeros detalhes de uma vida, o que justifica o renome do documentário.
5. 'Guerra e Paz' (1965)
Mais uma vez com Sergey Bondarchuk na lista, o diretor também foi responsável por 'Guerra e Paz', de 1965. O longa — outra adaptação de um romance histórico homônimo, publicado em 1867 e escrito por Liev Tolstói — não é tão focado na figura de Napoleão, mas sim nas Guerras Napoleônicas, tendo se consagrado como um dos épicos de guerra mais importantes de todos os tempos.
A produção também é bastante longa, com um total de sete horas divididas em quatro partes de duração. Apesar de não focar tanto na figura de Napoleão, aqui Bondarchuk não poupou despesas com o orçamento, tempo de execução ou mesmo de produção, e trouxe aquela que é possivelmente a adaptação cinematográfica definitiva do clássico de Tolstói.