O que essa jovem está segurando neste quadro de 1860?
Aventuras Na História
"O Esperado" é um belo quadro pintado pelo artista austríaco Ferdinand Georg Waldmüller em 1860 que retrata uma singela cena ambientada no campo: uma jovem andando por um bosque está prestes a ser surpreendida por um menino. Escondido mais adiante no caminho, ele segura uma flor cor-de-rosa em sua mão, provavelmente planejando se declarar para ela de alguma forma.
Segundo apontado pelo site da "Die Pinakotheken" ("Antiga Pinacoteca", em português) que é um importante museu alemão localizado na cidade de Munique e o atual proprietário da obra de arte, trata-se de uma pintura que brinca com o elemento da expectativa.
E isso não apenas por conta da figura do menino, que aguarda em expectativa para surpreender sua amada, mas também por conta do próprio espectador, que, frente a essa cena congelada de espera, pode apenas imaginar o que aconteceria em seguida.
O espectador se torna uma testemunha da cena expectante. A garota retornará os sentimentos do garoto?", afirma a reflexiva descrição presente no site.
Por mais interessante que seja o conceito da tela, no entanto, não é essa sua característica que mais chama a atenção de um observador contemporâneo, e sim o objeto entre as mãos da menina, que é muito semelhante a um celular — uma tecnologia que, como não é preciso enfatizar, definitivamente não existia no século 19.
Ilusão de ótica
Assim como explicado pelo próprio portal da "Die Pinakotheken", porém, a jovem retratada por Ferdinand Georg Waldmüller não estaria mexendo em suas redes sociais, e sim lendo os versos de um pequeno livro.
Mais especificamente, o item representado seria um hinário, que é uma coletânea de canções (em geral, de teor religioso). O contexto que podemos não perceber vendo a pintura hoje é que ambos os jovens estariam vestidos com "roupas de domingo", de forma que pode-se assumir que a menina está naquele momento a caminho da Igreja.
Em um dia de verão, um menino com rosas espera por seu amor na sombra da floresta. Vindo de campos ondulados exuberantes, a garota se aproxima da borda isolada da floresta. Ambos usam suas roupas de domingo. Enquanto o menino olha para ela com esperança, a menina de rosto florido contempla seu hinário", explica o site da galeria de Munique.
A importância do contexto
O detalhe curioso foi mencionado à redação da Vice, que é um jornal canadense-americano, por um homem alemão que viu o quadro pessoalmente.
Chamado de Peter Russell, o oficial de governo aposentado se mostrou fascinado com a maneira como as pinceladas podem ser encaradas de forma tão diferente de sua intenção original frente a um observador que pertence a uma época e sociedade diferentes daquela onde a obra de arte foi criada.
O que mais me impressiona é o quanto uma mudança na tecnologia mudou a interpretação da pintura e, de certa forma, alavancou todo o seu contexto (...) A grande mudança é que, em 1860, qualquer espectador teria identificado o item em que a garota está absorvida como um hinário ou livro de orações. Hoje, ninguém poderia deixar de ver a semelhança com a cena de uma adolescente absorta nas mídias sociais em seu smartphone", apontou ele.