'O Resgate do Soldado Ryan': Existe uma história real por trás do filme?
Aventuras Na História
Ao longo da ainda breve história do cinema, vários gêneros e subgêneros de filmes surgiram. Romance, terror, drama, comédia... A lista de gêneros pode partir desde temas simples, até eventos mais complexos e históricos, como guerras.
Entre os tão populares filmes ambientados em cenários de guerra, um que definitivamente merece destaque é 'O Resgate do Soldado Ryan', dirigido pelo renomado Steven Spielberg. Lançado em 1998, o filme é considerado hoje uma das mais influentes produções do gênero já feitas.
Além do nome de Spielberg por trás do projeto, o elenco que o compõe também não deixa a desejar: nele, estão atores como Edward Burns, Tom Sizemore, Matt Damon, Jeremy Davies, Adam Goldberg, Barry Pepper, Vin Diesel, Giovanni Ribisi e, além disso, o consagrado Tom Hanks. Ou seja, uma equipe bastante competente para um bom trabalho.
De fato, toda a preparação para o elenco — que incluiu treinamento militar bastante intenso, que quase levou alguns atores cogitarem a demissão do projeto — e empenho da mente brilhante de Spielberg contribuiu para as glórias do longa. Ao todo, foi indicado em 11 categorias do Oscar (incluindo a de melhor filme) e, delas, conquistou cinco (entre elas, a de melhor diretor).
+ Clássico do cinema: os tenebrosos bastidores do filme 'Tubarão'
'O Resgate do Soldado Ryan'
"Durante a Segunda Guerra Mundial, o capitão John Miller [Tom Hanks] leva seus homens para trás das linhas inimigas para encontrar o soldado James Ryan [Matt Damon], cujos três irmãos foram mortos em combate. Cercados pela brutal realidade da guerra, cada homem embarca em uma jornada pessoal e descobre sua própria força para triunfar sobre um futuro incerto com honra, decência e coragem", narra a sinopse do filme.
Como uma história ambientada na Segunda Guerra Mundial, 'O Resgate do Soldado Ryan' não poderia ser considerado um filme inovador. No entanto, a maneira como Spielberg o desenvolve é o seu brilho: com ênfase maior no realismo e em todas as atrocidades humanas da guerra, em vez do romantismo patriota muito já feito nos Estados Unidos.
História real?
É claro que a maioria dos filmes ambientados na Segunda Guerra acabam minimamente "inspirados" em uma história real. No entanto, para a infelicidade de muita gente, 'O Resgate do Soldado Ryan' não compreende uma narrativa totalmente baseada em fatos; mas partes dela, sim.
De acordo com o site Collider, Robert Rodat, roteirista do longa, teve sua primeira inspiração para escrever o filme após ler a obra não-ficcional 'Dia D: 6 de junho de 1944: A Batalha Climática da Segunda Guerra Mundial' (na tradução para o português), escrita por Stephen Ambrose. O que tocou especialmente a Rodat foi um memorial de honra às famílias que perderam filhos com a guerra.
No entanto, o roteiro só começou a ser desenvolvido depois de conhecer outra história: a do sargento Frederick "Fritz" Niland, cujos irmãos Preston e Robert se alistaram ao serviço militar na guerra, e outro irmão, Edward, se ofereceu como voluntário. Em dado momento, Fritz havia desaparecido na Normandia, ao passo que seus irmãos foram dados como mortos.
Eventualmente uma unidade do Exército comandada pelo capelão e padre Francis L. Sampson conseguiu a localização de Frederick e o resgatou — uma história semelhante à de Ryan, que perdeu os irmãos na guerra e precisou ser salvo.
Foi descoberto depois que Edward estava vivo, e ele também foi resgatado de um campo de prisioneiros de guerra na Birmânia (atual Myanmar). Vale lembrar que, embora complicados, os resgates ainda ocorriam graças à política de "único sobrevivente" do Departamento de Guerra dos EUA, adotada em 1942 após a morte dos cinco irmãos Sullivan, durante a Batalha de Guadalcanal.
No fim, pode-se dizer que mesmo que 'O Resgate do Soldado Ryan' seja inspirado em uma série de eventos reais, a trama mostrada em si é fictícia. Além disso, alguns eventos, como a Batalha de Ramelle, são fictícios. Porém, a glória de Spielberg com esse trabalho é real, e assim ele deixou sua eterna marca na História dos filmes de guerra.