Home
Entretenimento
Oppenheimer: Filme tem cena que incomodou neto do criador da bomba
Entretenimento

Oppenheimer: Filme tem cena que incomodou neto do criador da bomba

publisherLogo
Aventuras Na História
07/04/2024 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16149434/original/open-uri20240407-74-k7w2ih?1712491544
©Divulgação e Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em 2023, um filme que se destacou nas bilheterias e surpreendeu os amantes de filmes baseados em histórias verdadeiras é 'Oppenheimer'.

Do diretor Christopher Nolan, o longa-metragem retrata a criação da bomba atômica e os obstáculos enfrentados por Julius Robert Oppenheimer, seu inventor. 

Meses após a estreia, a produção foi finalmente adicionada ao catálogo da plataforma de streaming Prime Video neste domingo, 7. Com isso, vale a pena resgatar uma curiosidade intrigante sobre o filme que varreu o Oscar.

Abraçado pela crítica e o público, 'Oppenheimer' tem uma cena que não agradou Charles, neto do "pai da bomba atômica". 

A cena em questão leva os espectadores para o momento em que o físico estava em Cambridge e envenena uma maçã com cianeto de potássio destinada a Patrick Blackett, seu professor. O episódio, entretanto, nunca foi comprovado.

Charles, que visitou as filmagens, considera o longa como uma boa representação da vida e legado do avô, contudo, discorda da cena polêmica.

Se você ler o American Prometheus com bastante atenção, os autores dizem, 'Nós realmente não sabemos se isso aconteceu.' Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que ouviu isso durante sua vida e considerou isso verdade", disse Chares à Time no ano passado.
Charles, o neto de Oppenheimer - Getty Images

A maçã

No filme, o diretor mostra que, quando o físico ainda estudava química em Harvard, na década de 1920, tentou envenenar seu tutor, Patrick Blackett, com a maçã.

Kai e Martin, autores de 'Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano', explicam que o estudioso nutria admiração pelo profissional, entretanto, detestava o fato dele sempre o incentivar a fazer trabalhos práticos laboratoriais. Vale lembrar que a preferência dele era frequentar palestras ou ler.

Assim, no final do outono de 1925, em uma ação imprudente, ele optou por envenenar a maçã que se encontrava na mesa do professor, para causar um mal-estar. No entanto, o profissional foi alertado antes de comer a fruta.

No longa, o episódio se distancia da realidade. Oppenheimer retira a maçã das mãos de Niels Bohr, contudo, eles apenas se conheceram quando foram apresentados por Ernest Rutherford.

O episódio divide opiniões, já que Bird e Sherwin apresentam testemunhos que levam a acreditar que ele quase fora acusado de tentativa de homicídio. Saiba mais aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também