Renascer: Veja atores da versão de 1993 que morreram
Aventuras Na História
Em 1993, a novela "Renascer" conquistou o público brasileiro com sua história envolvente, personagens marcantes e trilha sonora inesquecível. Trinta anos depois, a trama de Benedito Ruy Barbosa volta à tela da Globo em uma nova versão, prometendo emocionar a nova geração de telespectadores.
A história original girava em torno de José Inocêncio (Antonio Fagundes), um homem simples e honesto que, após ser acusado de um crime que não cometeu, busca reconstruir sua vida na cidade fictícia de Vila da Mata. Lá, ele se apaixona por Mariana (Adriana Esteves), uma jovem professora, e enfrenta a oposição do poderoso coronel Belarmino (Francisco Cuoco).
A nova versão de "Renascer" mantém a essência da trama original, mas com algumas adaptações para o público atual. A história se passa nos dias de hoje, e os personagens podem ser atualizados conforme os costumes e valores da sociedade contemporânea.
Como é de costume, algumas adaptações precisam fazer mudanças no roteiro, incluindo personagens e mortes. Pensando na versão de 1993, confira atores da versão original da novela que morreram.
José Wilker
José Wilker interpretou o coronel Belarmino, o vilão da trama. Ele faleceu em 2014, aos 69 anos, vítima de um infarto. Wilker também atuou em produções internacionais, incluindo o filme ‘O Curandeiro da Selva’, ao lado de Sean Connery. Também ficou conhecido por novelas de sucesso, como 'Senhora do Destino' e 'Roque Santeiro.
Cecil Thiré
Cecil Thiré foi escolhido para interpretar o delegado Olavo. Ele faleceu em 2020, aos 77 anos, após lutar contra o Mal de Parkinson. Em seu currículo, constam novelas como 'Sassaricando', 'A Próxima Vítima' e 'O Salvador da Pátria'.
Luís Carlos Arutin
Luís Carlos Arutin deu vida ao comerciante Raschid na trama. Ele faleceu em 1996, aos 62 anos, em consequência de um incêndio em seu apartamento. Em vida, participou de sucesso como 'Sinhá Moça', 'A Gata Comeu' e 'Top Model'.
Jofre Soares
Jofre Soares interpretou o Padre Santo na primeira versão de ‘Renascer’, sempre envolvido com os personagens da região de Ilhéus, na Bahia, onde se passava a novela. Ele faleceu em agosto de 1996, aos 77 anos, devido a complicações da leucemia. Participou de sucessos como 'Padre Cícero' e 'Transas e Caretas'.
Leila Lopes
Leila Lopes interpretou a Professora Lu na novela. A atriz faleceu precocemente em São Paulo, aos 50 anos, em 2009. Na época, a polícia concluiu que ela tirou a própria vida. Ela também participou de 'O Guarani' e 'O Rei do Gado'.
Regina Dourado
Esposa de Deocleciono, vivido por Roberto Bonfim, Regina Dourado foi Morena em ‘Renascer’. Ela faleceu em 2012, aos 59 anos, após uma batalha contra o câncer de mama. Dourado participou de diversas produções na televisão brasileira, como Tropicaliente (1994), Rei do Gado (1996) e Anjo Mau (1997).
Chica Xavier
Chica Xavier, intérprete de Inácia, escudeira de José Inocêncio, morreu em agosto de 2020, aos 88 anos, devido a um câncer no pulmão. Ela participou de 26 novelas, 11 minisséries e dez programas especiais na Rede Globo. Atuou em 'Sinhá Moça' e 'Tenda dos Milagres'.
Gésio Amadeu
Vítima da covid-19,Gésio Amadeu morreu em 2020. Ele ficou conhecido por interpretar Jupará, escudeiro de José Inocêncio, na primeira versão de ‘Renascer’.
Amadeu também atuou no teatro e na televisão, destacando-se em ‘Chiquititas’, no SBT, e no ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’, além de diversas novelas.