The Crown: A princesa Margaret sofreu um AVC na frente de amigos?
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Após seis temporadas de sucesso entre o público e a crítica, 'The Crown'. Ao misturar fato e ficção para retratar o reinado de Elizabeth II, a série conquistou fãs e até mesmo haters, que não concordam com a maneira como a família real britânica foi representada.
A segunda parte com os últimos episódios da série foi lançada nesta quinta-feira, 14, e marca o adeus da série criada por Peter Morgan. Além de abordar momentos notórios, como o casamento do príncipe Charles e o namoro do príncipe William com Kate Middleton, a nova temporada também retratou a melancólica morte da princesa Margaret, irmã da rainha Elizabeth II.
No oitavo episódio da sexta temporada, os telespectadores conferem os momentos finais de Margaret, a princesa que não chegou ao trono, mas abalou a monarquia com escândalos.
ALERTA SPOILER!
O episódio melancólico relembra um momento cativante de Elizabeth II e a irmã durante as celebrações do Dia V em 1945. O episódio também mostra o momento em que Margaret está em Mustique, uma das ilhas Granadinas, e sofre um AVC na frente de amigos. Em seguida, ela relata o episódio a rainha e afirma que foi levada de avião para um hospital localizado em Barbados.
Já em outro momento, a irmã da rainha sofre um AVC enquanto tomava banho. Ao escorregar, não consegue pedir socorro ou sair do banheiro. A água quente queima seus pés. Diante das cenas chocantes, muitos podem se perguntar se a série, que mistura fato e ficção, seguiu os fatos como aconteceram na vida real.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2Ffamilia_real_britanica%2Fprincess2.jpg)
De acordo com a revista Time, o momento em que a princesa sofre um derrame ao lado de amigos ocorreu durante uma viagem em 1998. Assim como mostra a produção da Netflix, médicos tentaram alertar a nobre para seguir um estilo de vida preventivo, enquanto ela sofre com outros problemas de saúde.
Já o momento em que Margaret escorrega no banho também é baseado na realidade, informa o veículo internacional. Conforme especialistas, foi um episódio que marcou o declínio de sua saúde.
"No que diz respeito à sua vida adulta, o problema é que a saúde dela a acompanhou. Ela fumava sem parar, e a outra dificuldade foi que ela sofreu aquele terrível acidente no banho", disse à Time Richard Fitzwilliam, especialista na realeza. "Ela foi descoberta no chão, foi horrível".
A irmã da rainha também teria decidido parar de fumar quando sofreu o primeiro AVC, em fevereiro de 1998, durante a viagem a Mustique. Na ocasião, ela se queixou de sintomas como tontura, dor de cabeça e até mesmo dores no peito.
O quadro médico da princesa se agravou como ela sofreu uma série de derrames, que afetaram a sua mobilidade e até mesmo a forçaram a usar uma cadeira de rodas.
Richard Fitzwilliam até mesmo relembra a aparência de Margaret nas comemorações do aniversário de 101º anos de sua mãe. A imagem da princesa, de óculos escuros e numa cadeira de rodas, abalou a rainha Elizabeth II.
"Em uma de suas últimas aparições públicas, foi dito que a rainha ficou absolutamente horrorizada com a imagem da Princesa Margaret de óculos escuros em uma cadeira de rodas, porque isso simbolizava as tristezas de seus últimos anos", explicou Fitzwilliam.
O especialista relembra que a imagem era importante para a irmã mais nova da rainha Elizabeth, que sempre foi marcada pelo glamour. "Não há dúvida de que a aparência significava muito para ela. Porque, afinal, era por isso que ela era conhecida: ser glamorosa e estar no centro das coisas", disse Richard Fitzwilliam.
A morte
Como resultado, a princesa Margaret passou a desaparecer do público. Cada vez mais raras, as últimas aparições ocorreram em 2001. Em 9 de fevereiro de 2002, ela faleceu enquanto dormia, às 6h30. Na época, ela tinha 71 anos.
Cremada, seu local de descanso se tornou a câmara funerária bem abaixo do altar da Capela de São Jorge, Windsor. É lá que o príncipe Philip e a rainha Elizabeth II foram sepultados recentemente.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)