The Office: Ator criou plano ambicioso ao ser impedido de cortar o cabelo
Aventuras Na História
No formato pseudodocumentário (mockumentary), The Office é uma série de comédia que acompanha o dia-a-dia nada normal de funcionários da filial de Scranton, na Pensilvânia, da Dunder Mifflin Paper Company — uma empresa que vende papéis.
A produção, uma adaptação de um show televisivo britânico de mesmo nome, é conhecida por suas cenas de quebra da quarta parede — quando o personagem rompe a divisão entre ator e espectador; muitas vezes demonstrando seus sentimentos ao olhar diretamente para a câmera.
+ The Office: 5 erros que quase ninguém notou na sitcom;
Jim Halpert (John Krasinski) é um dos que melhor faz isso. Afinal, sempre que ele olha para as câmeras de modo meio malicioso, o telespectador já se prepara para uma de suas pegadinhas com seu companheiro Dwight Schrute (Rainn Wilson).
Mas o que poucos sabem é que as peça pregadas por Jim foram capazes até mesmo de enganar o próprio público. Durante os seis últimos episódios da terceira temporada, Krasinski precisou mudar sua aparência e ninguém percebeu. Entenda!
Novo visual
Em 2008, as gravações de The Office marcavam a terceira temporada da série. Naquele mesmo período, o ator John Krasinski tinha conseguido um papel para atuar ao lado de George Clooney e Renée Zellweger no longa 'O Amor Não Tem Regras'.
Mas havia um pequeno problema nessa equação: sua aparência. Jim Halpert, o personagem que John interpretou, era conhecido por seus cabelos mais volumosos e as pontas mais compridas. Entretanto, para o papel no filme, ele precisaria de um corte bem mais curto, o que descaracterizaria o personagem.
Como é de se imaginar, o produtor de The Office, Greg Daniels, impediu John de cortar o cabelo. A solução encontrada para o ator seria disfarçar o corte com uma peruca; algo que o showrunner também rechaçou. Mas Krasinski não se deu por vencido.
A resolução dessa história foi contada por Kim Ferry, cabeleireira de The Office, entrevistada por Andy Greene que escreveu o livro 'The Office: The Untold Story of the Greatest Sitcom of the 2000s'.
"Nos termos de continuidade e contrato, os atores são obrigados a manter o cabelo como está para a série, a menos que tenham aprovação do produtor, claro [...] Mas ele teria que cortar o cabelo bem curto, o que significaria se livrar do volume nas laterais e o cabelo comprido", contextualizou Ferry.
Para contornar a situação, Krasinski insistiu com a ideia da peruca. "Ele pagou pela peruca; uma peruca de cabelo humano feita por uma amiga, Natascha Ladek, que é a melhor fabricante de perucas da cidade", prosseguiu a cabeleireira.
Todo o processo aconteceu em segredo, segundo Kim. "Ela [Natascha] veio fazer uma prova secreta para ele [John Krasinski]. Ela fez a peruca. Nós conseguimos e ficou incrível", relatou, acrescentando que o ator chegou um pouco mais tarde nas gravações após o corte.
"Fizemos a montagem no trailer dele e quando terminou, parecia incrível. Parecida exatamente com ele. Eu coloquei a peruca, colei, cuidei de tudo. E disse: 'Ok, vamos fazer isso, certo?'. E ele respondeu: 'Vamos fazer isso'", continuou, informando que o ator saiu para gravar logo em seguida sem contar nada para ninguém.
Após as gravações, John voltou a conversar com Daniels — que desta vez estava sentado ao lado do produtor Kent Zbornak e do roteirista e ator BJ Novak — para tentar convencê-lo a deixá-lo cortar o cabelo.
Greg falou para ele: 'John, eu vou saber se for uma peruca. Você não pode falsificar uma coisa dessas' — enquanto encarava ele com a peruca", narra a cabeleireira. "E, então John disse: 'Sério? Eu não acho que você saberia', e [Krasinski] tirou a peruca na frente dele [Daniels]".
Por fim, Kim Ferry relatou que Greg Daniels teve que concordar com o uso da peruca. "E, então, Greg disse: 'Você venceu, eu te dou permissão para usar a peruca'. Por um minuto eu pensei que estava demitida", suspirou com alívio a profissional.