Home
Entretenimento
Vinagre de Maçã: Belle Gibson usou garoto com câncer para conseguir dinheiro?
Entretenimento

Vinagre de Maçã: Belle Gibson usou garoto com câncer para conseguir dinheiro?

publisherLogo
Aventuras Na História
09/02/2025 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16459015/original/open-uri20250209-56-p8wjv6?1739109845
©Arquivo pessoal e Divulgação/Netflix
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A série dramática da Netflix, intitulada 'Vinagre de Maçã', explora a vida de Annabelle "Belle" Gibson, revelando não apenas suas falsas alegações de ser uma sobrevivente de câncer, mas também as consequências que suas mentiras tiveram sobre aqueles que enfrentam doenças fatais.

Entre as vítimas da manipulação de Belle, a narrativa inclui Fiona e seu filho de 8 anos, Hunter Cross, que foram usados pela influencer.

No enredo da série, Hunter é apresentado como uma criança com um tumor cerebral inoperável que cruza o caminho de Belle por acaso. No entanto, a verdadeira história é muito mais complexa.

Na vida real

A vítima da vida real se chama Joshua Schwarz, diagnosticado com uma forma agressiva de câncer cerebral aos 5 anos; sua família contatou Belle por meio das redes sociais.

Contudo, diferentemente do que é retratado na produção, eles não sabiam que ela pretendia criar uma arrecadação de fundos usando o nome deles, prometendo destinar todos os recursos para cobrir os custos médicos, explica o Herald Sun.

"Não podemos deixar de pensar: 'Ela nos usou para entrar na mente de Joshua?'", disse Penne Schwarz, mãe da criança, ao veículo. "Ela sempre fazia um monte de perguntas sobre o câncer e os tratamentos de Joshy. Era para dar mais credibilidade a ela?".

Conforme a verdade começou a emergir sobre as mentiras de Belle – não apenas em relação ao seu diagnóstico, mas também à sua suposta filantropia – ela tentou justificar suas ações afirmando que havia feito doações em dinheiro.

Até mesmo alegou ter enfrentado problemas financeiros em sua empresa, mas a família Schwarz disse que nunca receberam qualquer valor, repercute o The Cinema Holic. 

Em 2013, o pequeno foi diagnosticado com câncer cerebral raro e considerado intratável. Os médicos deram apenas quatro meses de vida a Joshua; no entanto, a família decidiu lutar contra as adversidades para proporcionar ao garoto o máximo possível de amor e qualidade de vida. Em busca de tratamento, eles consultaram especialistas e investigaram opções de terapias alternativas.

Vinagre de Maçã
Belle Gibson: vida real e ficção - Divulgação/Netflix

Penne chegou a escrever e-mails para Ellen DeGeneres na esperança de que sua fama pudesse abrir portas para ajudar seu filho. Ela também tentou contatar um gangster ao ouvir que ele era amigo de um neurocirurgião famoso.

Ataques

Infelizmente, essas tentativas não tiveram sucesso e a controvérsia envolvendo Belle Gibson trouxe ainda mais estresse à família. Embora tenha dado visibilidade à história de Joshua, muitos passaram a duvidar do diagnóstico da criança após a farsa de Gibson ganhar os holofotes.

“Eles estão dizendo as coisas mais horrendas”, disse Penne sobre os ataques nas redes sociais. “Eles estão céticos sobre o diagnóstico de Joshy. Mas somos uma família de câncer na vida real. Estamos vivendo e respirando a realidade todos os dias de que não sabemos quanto tempo mais teremos com nosso filho.”

Na vida real, a influencer foi condenada a pagar US$ 410.000 pela farsa. No veredito, o caso de Joshua foi mencionado: "US$ 150.000 por não doar 100 por cento das vendas semanais do aplicativo para a família de Joshua Schwarz, um menino que tinha um tumor cerebral inoperável", informou o ABC (Australian Broadcasting Corporation) em 2018.

Infelizmente, apesar do grande da família, Joshua faleceu aos 8 anos em 21 de janeiro de 2017 devido a uma hemorragia cerebral. Conforme relato da família em um site memorial, sua irmã compartilhou que ele viveu uma vida plena e feliz até seus últimos momentos.

"Ele estava dançando 15 minutos antes do ocorrido... partiu tranquilamente rodeado por amor e luz". 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também