Zona de Interesse: Atriz explica como interpretou esposa do homem que comandou Auschwitz
Aventuras Na História
Indicado a cinco categorias na próxima edição do Oscar, incluindo 'melhor filme', Zona de Interesse chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 15. Retratando a frieza na rotina de uma família que vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz, o filme chama atenção.
Retratando um tema mais atual que nunca, Zona de Interesse mostra a vida pacata da família de Rudolf Hoss, que comandou o campo de extermínio de Auschwitz. Enquanto os seus familiares vivem um dia agradável na piscina, vítimas do Holocausto são executadas a sangue-frio do outro lado do muro.
Entre os personagens, Hedwig Ross causa revolta ao se aproveitar de bens das vítimas dos nazistas e ignora a fumaça de corpos carbonizados, que sai da chaminé localizada ao lado de sua residência.
Ela, esposa de Rudolf Hoss, é interpretada pela talentosa Sandra Huller, que também foi indicada no Oscar com o filme 'Anatomia de uma Queda'. No filme, a sua personagem não economiza esforços para manter a vida privilegiada, enquanto milhões são executados ao lado de sua residência.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a atriz explica o processo para interpretar um personagem tão frio e complexo. Huller disse que não se envolveu emocionalmente ou de maneira empática com a mulher do comandante nazista.
Eu me recusei, desde o início [das filmagens], a me envolver emocionalmente ou empaticamente com Hedwig, então só tinha o corpo para atuar", explicou a atriz.
Vivendo através do sofrimento de outras pessoas, o impacto disso no corpo dos personagens é visível.
"Decidimos que eles não teriam um jeito elegante de andar. Eu acredito fortemente que um personagem é definido mais pelo que ele não consegue fazer do que pelo que ele é capaz", destacou ela ao veículo.
A decisão
Em outras oportunidades, Sandra recebeu convites para interpretar fascistas nas telas, no entanto, recusou. Por outro lado, ela explica que Zona de Interesse causa desconforto.
"O filme questiona a audiência sobre por que achamos que essas pessoas não têm nada em comum conosco e por que essa narrativa de monstros é tão forte. Minha herança alemã e as decisões de meus ancestrais estavam presentes o tempo todo durante as filmagens", afirmou a atriz.