80 anos de Chico Buarque: Veja cinco curiosidades sobre o cantor que marcou a música brasileira
Bons Fluidos
Nesta quarta-feira (19), Chico Buarque está completando 80 anos. Sendo assim, para celebrar a vida deste cantor que marcou a história da música brasileira, separamos cinco curiosidades sobre a vida dele. Confira:
Milhões de ouvintes
Claro que isso não choca tanto, devido à sua fama, mas no Spotify, Buarque possui quase 2,5 milhões de pessoas ouvindo suas obras musicais mensalmente. Para descobrir se você é um deles, basta clicar na foto do seu perfil e clique na opção “Sua Máquina do Tempo”. Lá você irá ter uma média do que ouviu mensalmente.
80 discos no total
Em toda sua carreira, ele coleciona 80 discos autorais, entre eles, solos, em parceria com outros músicos e compactos.
Curso de arquitetura
Chico Buarque quase foi arquiteto. Isso porque, em 1963, ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), onde só ficou três anos. Ele mudou de foco para se dedicar à carreira artística.
Além da música
Durante seu exílio na Itália , acabou criando um jogo de tabuleiro nomeado de ‘Ludopédio’. As regras eram baseadas em um jogo de futebol, onde os participantes eram os cartolas e técnicos e controlavam as equipes. Mais tarde, no Brasil, foi lançado como ‘Escrete’ e apresentado pelo famoso da seguinte forma: “Foi criado na Itália em 69, época em que seu autor, evidentemente, não tinha mais o que fazer”.
Entusiasta do esporte
Ainda no tema, o artista, que é apaixonado pelo Fluminense , era chamado para jogar partidas beneficentes e festivas. Em uma dessas vezes, em 1980, teve a chance de disputar ao lado de Bob Marley. Nomes como Toquinho, Evandro Mesquita e Alceu Valença também estavam presentes.