Fran Gil relembra Preta Gil no Carnaval e revela 'novas percepções'
Bons Fluidos

éNa quarta-feira (18), durante o pós-Carnaval, Fran Gil usou as redes sociais para refletir sobre o significado da celebração e relembrar a memória da mãe, Preta Gil, que faleceu em julho do ano passado após complicações de um câncer.
“O Carnaval sempre me ensinou muita coisa. Minha mãe já foi rainha de bateria da Mangueira, mas eu era muito novo para compreender tudo o que aquilo tinha a me dizer. E hoje, olhando para trás, sempre me vêm novas percepções e sentimentos“, escreveu.
Fran Gil faz desabafo
Por meio dos stories do Instagram, o cantor detalhou como se sentiu durante os desfiles deste ano. Ele foi acompanhado às festividades pela filha, Sol de Maria. “Tudo isso sempre foi algo muito presente no imaginário da Sol. Este ano eu me aproximei mais. Vi mais de perto. Levei minha filha comigo. Ensaios de rua, ensaios de quadra, ensaios técnicos e todo o dia a dia. Tudo é forte. Uma força que mobiliza tanta coisa. É sagrado. É o samba e a cultura preta em sua mais alta força de realização”, declarou.
Além disso, de acordo com Fran, não somente a presença da pequena, como a apresentação da namorada, Alane Dias — musa da Acadêmicos do Grande Rio —, transformou a sua visão sobre a folia. “Foi ela quem me fez perceber e entender, de uma forma muito sensível, a real energia que move isso tudo, e é muito simples: o respeito, o sorriso, a entrega, a conexão com tudo aquilo e com cada pessoa. No jeito só dela de sambar e de levar para a avenida uma história inteira de vida. Porque, no final, é tudo sobre a história mais bonita”, concluiu.
Homenagens a Preta Gil
E o filho não foi o único a citar a cantora durante o Carnaval. Isso porque Gil ainda recebeu uma homenagem com drones no Farol da Barra, na noite de domingo (15). O camarote Expresso 2222, que pertence à sua família, exibiu o rosto da artista e a frase “Preta, essa festa é sua!”. Estiveram presentes no momento Gilberto Gil, Caetano Veloso, que é padrinho de Preta, e outros familiares.
Além disso, ao iniciar o desfile do Bloco Coruja, em Salvador, Ivete Sangalo cantou a música ‘Sinais de Fogo’ e relembrou os dias de celebração com a amiga. “Quando eu saía na segunda, às vezes ela chegava um pouquinho mais tarde por conta dos compromissos dela. A segunda-feira era uma certeza que ela estaria aqui me esperando. E ela está aqui me esperando. Não está na matéria, mas está no espírito, está na energia dela”, afirmou.
*Leia também: O adeus a Preta Gil no Dia do Amigo é cheio de significados
