Coração chegou! Faustão passa por cirurgia de transplante nesta tarde
Caras
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está sendo operado neste domingo (27). Um coração compatível com o apresentador chegou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele está internado desde o início do mês
A equipe responsável pelo procedimento, liderado pelos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares, já está a postos para iniciar a cirurgia delicada.
A informação foi confirmada pela Folha de S. Paulo com a equipe médica. Faustão está internado desde 5 de agosto em estado delicado. Ao longo dos últimos dias, o apresentador enfrentou uma piora em seu quadro clínico.
Como está realizado diálise e faz medicações para o controle do bombeamento do sangue pelo organismo, o apresentador ganhou prioridade na fila de acordo com os critérios do SUS. Faustão está com 73 anos.
Filho agradece apoio
João Guilherme Silva usou as redes sociais na tarde desta quinta-feira, 24, para agradecer as mensagens de apoio e as orações para seu pai, o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, que está na fila de transplante de coração.
"Galera, essa mensagem aqui é para agradecer todos vocês por todas as mensagens que vocês mandaram, pelas orações, eu fiquei impressionado com a mobilização de todos vocês e isso dá muito orgulho para a gente. E queria dizer também para vocês que ele está bem, estamos na luta, todo mundo com muita esperança e certeza que vai dar tudo certo. Vamos para a luta, galera!", disse o jovem de 19 anos no vídeo.
Como é uma cirurgia de transplante de coração?
Heron Rached, médico especialista em cardiologia, explica à CARAS Brasil que o passo inicial para a cirurgia que Faustão fará é uma avaliação detalhada e multidisciplinar do paciente que receberá o órgão. "A fim de afastar algumas doenças associadas que poderiam comprometer o sucesso do procedimento, dentre elas as neoplasias, infecções sistêmicas e doenças demenciais."
Leia também: O que é insuficiência cardíaca? Entenda quadro que levou Faustão ao hospital
Em seguida, o paciente é submetido a testes cardiopulmonares e cateterismo cardíaco, e ainda uma avaliação imunológica para identificar o perfil do doador. "Se for eleito para o transplante cardíaco o paciente entrará numa fila de espera que priorizará a ordem de chagada, a gravidade de cada caso e a compatibilidade com o coração do doador."