Filha de Bruce Willis fala sobre evolução de demência do pai: ‘Tenho esperanças’
Caras
Bruce Willis, de 68 anos, segue na batalha contra a demência frontotemporal, desde que foi diagnosticado em 2022 com a doença. Acompanhando de perto a condição médica, Tallulah, de 29 anos, fruto do relacionamento do ator com Demi Moore, falou em entrevista recente à Vogue Britânica sobre os problemas de memória que o pai vem enfrentando.
“Ele ainda sabe quem eu sou e se ilumina quando entro na sala", revelou e ainda explicou: "Ele pode sempre saber quem eu sou, mais ou menos um dia ruim ocasional. Uma diferença entre DFT [demência frontotemporal] e demência de Alzeimer é que, pelo menos no início da doença, o primeiro é caracterizado por déficits de linguagem e motores, enquanto o último apresenta maior perda de memória".
Ela ainda revelou ter dificuldade em saber se deve falar nele no presente ou no passado, já que Bruce mudou muito desde que foi diagnosticado com a demência. “Fico alternando entre o presente e o passado quando falo sobre Bruce: ele é, ele era, ele é, ele era. Isso porque tenho esperanças em meu pai que estou tão relutante em abandonar", afirmou.
Tallulah ainda falou sobre o processo de aceitação de que Bruce não estará presente no dia de seu casamento, o que faz com que ela salve todos os recados de voz do pai, para valorizar cada parte do ator que ela ainda tem presente.
"Cada vez que vou à casa do meu pai, tiro toneladas de fotos – de tudo o que vejo, do estado das coisas [...] Tenho todas as mensagens de voz dele salvas em um disco rígido. Acho que estou tentando documentar, construir um registro do dia em que ele não estiver presente para me lembrar dele e de nós", confessou.
Além de Tallulah, o astro de ‘Duro de Matar’ é pai de Mabel, 10 anos, e Evelyn de 7 anos, do seu atual casamento com a modelo, Emma Heming. De casamento anterior, Bruce também divide de Rumer, de 34 anos, e Scout, de 31 anos, com a estrela de ‘Ghost’.
O que é demência frontotemporal?
Conhecida também pela sigla DFT, a demência frontotemporal é um grupo de distúrbios que atingem uma região específica do cérebro chamada lobos frontais do cérebro, ou seja, atrás da testa.
O distúrbio acaba provocando alterações na personalidade, comportamento e também geram dificuldade de compreender e produzir fala. Ela é uma das principais doenças neurodegenerativas e podem piorar com o passar do tempo. Normalmente elas atingem pessoas a partir dos 45 anos.