De Edson a Pelé: descubra qual a origem do apelido do Rei do Futebol
Contigo!
O jogador Pelé faleceu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos e deixou um legado memorável no futebol brasileiro e do mundo.
Sempre conhecido como Pelé, poucos sabem que o nome do craque é na verdade Edson Arantes do Nascimento. Mas da onde surgiu o apelido Pelé?
Tudo começou com uma “confusão” na sua infância. Aos quatro anos de idade, Edson e sua família deixaram Três Corações, em Minas Gerais, e mudaram-se para Bauru, em São Paulo. Naquela época, ele era chamado de Dico pela família e de Edson pelos amigos.
Influenciado pelo pai, Dico logo começou a fazer parte dos times de garotos que jogavam nas ruas de Bauru. Ele gostava de atuar no gol, inspirado no goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, amigo de time de seu pai, o Vasco de São Lourenço. E quando Edson jogava no gol, comemorava evocando seu ídolo.
No entanto, como Edson não conseguia pronunciar o nome Bilé corretamente, durante os jogos com os amigos, ele falava algo semelhante como "Pilé”, quando fazia suas defesas. O fato fez com que os amigos passassem a chamá-lo de Pelé. Ele não gostou disso, e foi aí que o apelido pegou entre os amigos.
VELÓRIO DO REI
O Rei do Futebol Pelé morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos após lutar contra um câncer de cólon. O velório do craque, porém, foi postergado para o ano que vem. A despedida acontece no dia 2 de janeiro de 2023.
Segundo o Globo Esporte, o Santos Futebol Clube revelou que o velório de Pelé acontecerá na próxima segunda-feira (2) na Vila Belmiro. O corpo de Pelé será levado do hospital Albert Einstein para o estádio do Peixe na madrugada de segunda.
Ainda de acordo com o clube santista, onde Pelé começou a sua carreira no futebol, o caixão de Edson Arantes de Nascimento será posicionado no centro do campo, e o local será aberto ao público às 10h de segunda-feira (2). O velório terá duração até as 10h da terça-feira (03).
Siga a Contigo! no Instagram