Diagnóstico de câncer e sequência de internações: o real estado de saúde de Pelé
Contigo!
O ex-jogador Pelé ainda segue internado no Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar a um inchaço no corpo. A notícia causou preocupações, mas os médicos se pronunciaram e garantiram que o atleta está em condição clínica estável. Saiba qual o estado de saúde de Pelé desde o diagnóstico de câncer no cólon:
Diagnóstico
Em agosto de 2021 foi internado e, por meio das redes sociais, contou que estava bem e sua ida até o hospital teria sido apenas para fazer exames de rotina, já que ele não conseguiu realizar todos em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.
Entretanto, um mês depois ele revelou nas redes sociais que foi operado para a retirada de um tumor no cólon e chegou a ficar, inclusive, na UTI. "No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito. O tumor foi identificado na realização dos exames que mencionei na última semana", afirmou Pelé em nota.
Após um mês internado, o ex-jogador recebeu alta. Ele posou ao lado de alguns dos profissionais que cuidaram de sua saúde durante esse período e comemorou a volta para casa.
"Quando o caminho é difícil, comemore cada passo da jornada. Concentre-se na sua felicidade. É verdade que eu não posso mais pular, mas nestes últimos dias, eu tenho dado socos no ar mais vezes que o normal. Estou muito feliz de estar de volta a minha casa", anunciou ele.
Tratamento
Três meses depois da cirurgia, Pelé voltou a ser internado no hospital de São Paula para a realização da quimioterapia, mas tranquilizou seus fãs ao explicar que o tratamento estava sendo supervisionado pelos médicos.
Além disso, o eterno Rei do Futebol aproveitou para fazer exames de rotina. "Vou aproveitar essa chance para fazer uma nova bateria de exames, então vou ficar alguns dias por aqui. Não se preocupem, eu estou apenas me preparando para as festas de final de ano!", finalizou.
Câncer generalizado
Mas a luta não acabou e, em janeiro de 2022, o craque de 81 anos foi diagnosticado com câncer generalizado.
Foi descoberto um tumor no intestino, um no fígado e o início de um no pulmão. O mais preocupante seria o do fígado, já que não pode ser retirado em procedimento cirúrgico. O ex-jogador recebeu alta, mas seguiu sendo acompanhado de perto e realizando as sessões de quimioterapia.
Infecção urinária
Um mês depois, o ex-atleta voltou ao hospital para dar continuidade ao tratamento contra o câncer, mas, em exames de rotina, foi identificado uma infecção urinária.
"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein no último dia 13 para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. Durante sua estadia, foram realizados exames de rotina, que indicaram a presença de uma infecção urinária, fato que estendeu a permanência do paciente no hospital”, dizia o boletim médico.
Última internação
Após seu estado clínico se estabilizar, no final do mês de novembro Pelé voltou a ser internado no Albert Einstein e sua equipe médica confirmou um quadro de inchaço e edema generalizados e insuficiência cardíaca descompensada.
Após a notícia causar uma grane preocupação nos fãs, o hospital atualizou seu estado de saúde e garantiu que o ex-jogador de futebol está em "condição clínica estável" e com total "controle das funções vitais".
Pelé também se pronunciou e, por meio de suas redes sociais, disse que estaria no hospital apenas para realizar exames. "Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem e a todos que me enviam boas energias!", escreveu.