Transtorno Bipolar: O que é e quais os sintomas do distúrbio que afeta Lucas Lucco?
Contigo!
Lucas Lucco usou suas redes sociais na última quinta-feira (7) para desabafar sobre uma algumas dificuldades que vem enfrentando. O cantor sofre com Transtorno Afetivo de Bipolaridade e decidiu cancelar seus próximos shows para se cuidar. Em conversa com a CONTIGO!, a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica, explicou tudo sobre esse transtorno.
O que é?
De acordo com a profissional, ele é caracterizado por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e mania. “Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável”, explicou ela.
Vanessa ainda disse que a ansiedade, apatia, apreensão, culpa, descontentamento geral, desesperança, euforia, mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, raiva ou tristeza, podem ser algumas alterações no humor.
No comportamento, a pessoa bipolar pode apresentar: agitação, agressão, automutilação, choro, comportamentos de risco, excesso de desejo sexual, hiperatividade, impulsividade ou irritabilidade. “Na cognição: delírio, falta de concentração, lentidão durante atividades, pensamento acelerado, pensamentos indesejados ou falsa superioridade”, completou a psicóloga em entrevista exclusiva.
Além disso, as pessoas que sofrem deste transtorno enfrentam episódios de depressão ou maníaco, além de dificuldades para dormir ou excesso de sonolência. No corpo, é possível perceber a fadiga ou inquietação e o ganho ou perda do peso.
Como afeta a vida das pessoas?
Vanessa Gebrim explica que o diagnóstico é feito em um histórico cuidadoso e conversa detalhada entre o psiquiatra e o paciente. “Infelizmente há profissionais que depois de uma breve entrevista já dão diagnóstico e remédio, mas olha como é difícil isso, porque uma vez dado o diagnóstico a medicação é instituída para toda vida. Então, há uma responsabilidade muito grande no diagnóstico”, afirmou.
Por ser um distúrbio mental, ele pode afetar o dia a dia das pessoas, já que é definido por episódios de mania (“altos”) e depressão (“baixos”). Em conversa com a CONTIGO!, a psicóloga finalizou: “Isso provoca alterações no humor, na atividade, na energia e na capacidade de realizar tarefas diárias, deixando o indivíduo muito instável. Esses episódios podem variar de semanas a meses e os sintomas podem atrapalhar o dia a dia prejudicando todas as esferas na vida da pessoa".
O DESABAFO!
Lucas Lucco surgiu nas redes sociais para se desculpar por precisar cancelar os próximos shows que estavam marcados em sua agenda e aproveitou para contar um pouco sobre o que está passando após ser diagnosticado com TAB (Transtorno Afetivo Bipolar).
“Tive inúmeras crises durante o ano, mas no dia 7 de novembro ficou muito intenso, e de lá para cá eu fiquei sem sintomas durante somente três dias desses 30. Eu já estava fazendo um tipo de tratamento e agora resolvi buscar um profissional especializado que, no meu caso, mudou totalmente a abordagem para me ajudar na estabilização”, disse o sertanejo.
“Eu tenho certeza que vou conseguir passar por cima disso, mas preciso de uns dias em casa até conseguir me recuperar e me sentir bem com essa mudança. Eu amo tudo o que faço, amo meu trabalho, dentro e fora do palco, mas às vezes o TAB consegue me limitar muito, e por isso preciso dessa pequena pausa”, acrescentou.