Aos 95 anos, morre papa Bento XVI em Roma
Márcia Piovesan
O Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31/12, aos 95 anos, em Roma, após uma piora repentina em sua saúde nos últimos dias. A informação do falecimento foi anunciada através das redes sociais responsáveis por transmitir notícias do Vaticano em português.
“Nota do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni: Com pesar, informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações“, dizia a publicação.
Nascido em 17 de abril de 1927, o alemão Joseph Ratzinger foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos, por problemas de saúde. Em fevereiro de 2013, aos 85 anos, Bento XVI declarou se sentir fraco mentalmente e fisicamente.
“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado“, falou Papa Bento XVI à época do renuncio.