15 anos de Glee: relembre 10 performances incríveis da série
Recreio
No último domingo, 19, a renomada série musical “Glee”, criada pelo diretor Ryan Murphy, completou 15 anos de lançamento. Sendo um dos maiores sucessos da televisão, a produção contou com seis temporadas, além de receber mais de 70 prêmios e levar mais de 200 músicas para as paradas da Billboard.
Mesmo mais de uma década após sua estreia, o seriado ainda carrega uma enorme legião de fãs, que são apaixonados pela trama e, principalmente, pelas versões das músicas apresentadas pelo elenco. Para celebrar os 15 anos de “Glee”, a RECREIO separou uma lista com 10 performances memoráveis apresentadas na série. Confira!
1. Paradise by the Dashboard Light — New Directions
Após perderem as nacionais por dois anos seguidos, o New Directions chega na terceira temporada focado em ganhar a tão sonhada competição, no ano em que boa parte de seus integrantes está se formando. Durante a apresentação, além de contar com um solo de Celine Dion cantado por Rachel (Lea Michele), e um número de Lady Gaga com as The Troubletones, “Paradise by the Dashboard Light” fecha a noite com uma performance impecável de todos os membros do coral.
2. Valerie — Santana Lopez
“Valerie”, música originalmente de Amy Winehouse, se tornou uma faixa tão marcante para Santana Lopez (Naya Rivera) que retorna mais de uma vez na série. A primeira, responsável por marcar seu primeiro solo importante, aconteceu no episódio nove da segunda temporada, durante as classificatórias, a primeira competição do grupo com Kurt (Chris Colfer) em um time rival.
3. Don’t Stop Believin — New Directions
Ao longo de todas as seis temporadas, a faixa “Don’t Stop Believen” é, com certeza, a mais marcante para o New Directions. Isso porque a música foi a primeira a ser apresentada pelos primeiros integrantes do grupo: Kurt Hummel (Chris Colfer), Mercedes Jones (Amber Riley), Tina Cohen-Chang (Jenna Ushkowitz), Rachel Berry (Lea Michele), Artie Abrams (Kevin McHale) e Finn Hudson (Cory Monteith). Além disso, os personagens voltam a apresentar a canção em diferentes momentos da série, relembrando sua importância para o conjunto.
4. Smooth Criminal — Sebastian Smythe e Santana Lopez
Durante a terceira temporada, a competitividade entre o New Directions e os The Warblers estava em seu auge. No episódio 11 “Michael”, inteiramente dedicado ao rei do pop Michael Jackson, Blane (Darren Criss) machuca o olho após ser atingido por uma raspadinha de Sebastian (Grant Gustin) com sal grosso. Para vingar o amigo e buscar uma confissão, Santana (Naya Rivera) vai até Dalton, onde entra em uma batalha musical com Sebastian através da música “Smooth Criminal”, com a participação especial do duo 2Cellos.
5. Bohemian Rhapsody — Vocal Adrenaline
Após enfrentarem inúmeros desafios, o New Directions finalmente consegue chegar às Regionais. Após se apresentarem, Quinn (Dianna Agron) entra em trabalho de parto, e é levada às pressas para o hospital. A cena do nascimento de sua filha é intercalada com a apresentação do principal rival da competição, o Vocal Adrenaline, que, liderado por Jesse St. James (Jonathan Groff), faz uma performance impecável de “Bohemian Rhapsody”, da banda Queen.
6. Seasons of Love — New Directions
Em 2013, enquanto a série ainda era exibida, foi confirmado o falecimento do ator Cory Monteith, intérprete de Finn Hudson, que ainda era um personagem ativo no elenco. O episódio três da quinta temporada é uma grande homenagem ao ator e a Finn, que também morre na trama. Sendo um dos mais emocionantes do seriado, o capítulo começa com o elenco cantando a música “Seasons of Love”, do musical da Broadway “Rent”.
7. I’m a Slave 4 U — Brittany S. Pierce
A princesa do pop, Britney Spears, também recebeu um episódio inteiro em homenagem a ela. Intitulado “Britney/Brittany”, o episódio dois da segunda temporada gira, principalmente, em torno da personagem Brittany (Heather Morris), que diz não aguentar mais ser a sombra de Britney devido aos seus nomes parecidos. Enquanto estava anestesiada em uma consulta com o dentista, a personagem se imagina assumindo o lugar de Spears e performando “I’m a Slave 4 U”, contando com referências clássicas ao memorável videoclipe, como a presença da cobra amarela.
8. If I Die Young — Santana Lopez
Ainda no terceiro episódio da quinta temporada “The Quarterback”, em homenagem à Cory Monteith e Finn Hudson, todos os personagens realizam performances em memória ao amigo, trazendo à tona suas emoções verdadeiras. Santana (Naya Rivera), que era conhecida por não demonstrar seus sentimentos, leva todos às lágrimas quando canta “If I Die Young”, sem conseguir finalizar a música devido à emoção.
9. I Feel Pretty/Unpretty — Rachel Berry e Quinn Fabray
Uma das grandes lições de “Glee” para os jovens foi a questão de aprender a se aceitar, independente de sua aparência, crença ou orientação sexual. Essa é a principal mensagem do episódio 18 da segunda temporada “Born This Way”, onde Rachel (Lea Michele) decide que quer fazer uma cirurgia plástica para ter o “nariz perfeito” igual ao de Quinn (Dianna Agron), momento em que ambas cantam a música “I Feel Pretty/Unpretty”.
10. Teenage Dream — The Warblers
É impossível fechar essa lista sem citar uma performance dos Warblers. O grupo formado pelos alunos da escola Dalton conta com uma série de apresentações memoráveis, porém, uma das mais marcantes é a de sua primeira aparição — que marca também a chegada de Blaine (Darren Criss) e seu primeiro encontro com Kurt (Chris Colfer) — com “Teenage Dream”, da Katy Perry.
EXTRA: Bust Your Windows — Mercedes Jones
Apesar de não conter muitos solos, as músicas comandadas por Mercedes Jones (Amber Riley) seguem sendo extremamente adoradas pelos fãs. Uma das mais marcantes é “Bust Your Windows”, presente no terceiro episódio da primeira temporada, quando Mercedes acaba se apaixonando por Kurt (Chris Colfer) e, em uma crise de ciúmes por achar que o garoto gostava de Rachel (Lea Michele), quebra o vidro de seu carro e canta a música durante o dia de lavar carros da escola.