Home
Entretenimento
5 doramas que geraram controvérsia na Coreia do Sul
Entretenimento

5 doramas que geraram controvérsia na Coreia do Sul

publisherLogo
Recreio
02/08/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51002/original/Recreio.png?1764196185
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, alguns doramas sul-coreanos foram alvo de polêmicas dentro do próprio país, mesmo com o sucesso internacional, determinadas produções despertaram críticas por conta de erros históricos, uso de símbolos culturais considerados inadequados ou enredos que acabaram não agradando os espectadores locais. Assim, alguns títulos entraram na mira da opinião pública, provocando reações que incluíram boicotes, retirada de patrocinadores e até cancelamento de exibição.

Pensando nisso, a RECREIO separou cinco produções-sul coreanas que geraram controvérsia na Coreia do Sul.

1. O Rei Eterno

Cena de “O Rei Eterno” – Reprodução/SBS

Estrelado por Lee Min Ho, a produção foi criticada após cenas mostrarem construções inspiradas em templos japoneses dentro de um reino fictício. A semelhança incomodou parte do público, especialmente por conta do histórico de colonização japonesa na Coreia do Sul, levando os produtores a pedirem desculpas e modificarem os episódios que já estavam no ar.

Sinopse: “Um imperador coreano passa por um portal misterioso e entra em um mundo paralelo onde conhece uma detetive obstinada.”

Elenco:  Lee Min Ho, Kim Go Eun, Woo Do Hwan.

Onde assistir: Netflix.


2. Sr. Rainha

Pôster de “Sr. Rainha” – Reprodução/tvN

Apesar de agradar os espectadores internacionais, o k-drama histórico foi alvo de reclamações por fazer piadas com documentos reais da dinastia Joseon, se referindo a eles como “fofocas”. A cena foi considerada desrespeitosa, resultando em mais de 700 queixas formais. Após a repercussão, a fala foi removida das versões seguintes e a equipe se pronunciou publicamente.

Sinopse: “Um chef viaja no tempo e acorda no corpo de uma rainha do século 19. Até encontrar uma maneira de voltar para casa, vai ser preciso se virar na corte real.”

Elenco: Shin Hae Sun, Kim Jung Hyun, Bae Jong Ok.

Onde assistir: Netflix.


3. Round 6

Seong Gi Hun (Lee Jung Jae) na 2ª temporada de ‘Round 6’ – Reprodução/Netflix

O fenômeno global da Netflix, ‘Round 6’, também dividiu opiniões na Coreia do Sul, ao que a violência extrema e a abordagem de temas sociais delicados causaram incômodo em parte da crítica local, que questionou se a série exagerava em estereótipos para chocar o público e gerar impacto.

Sinopse: “Centenas de jogadores falidos aceitam um estranho convite para um jogo de sobrevivência. Um prêmio milionário aguarda, mas as apostas são altas e mortais”

Elenco: Lee Jung Jae, Lee Byung Hun, Yim Siwan.

Onde assistir: Netflix.


4. Joseon Exorcist

Cena de ‘Joseon Exorcist’ (2021) – Reprodução/SBS

Cancelado logo no segundo episódio, o seriado dirigido por Kyungsoo Shin misturava fantasia e história, mas foi criticado por usar comidas, objetos e trajes chineses em um contexto coreano, além da presença de figuras históricas tratadas de forma negativa também gerarem protestos. Com a pressão do público e a retirada de patrocinadores, a SBS decidiu tirar a ‘Joseon Exorcist’ do ar.

Sinopse: “Segue a história do rei Taejong e seus dois filhos, o príncipe Chungnyung e o príncipe Yangnyeong, e como eles combatem espíritos malignos que ganharam vida e devem ser exorcizados para salvar Joseon.”

Elenco: Kam Woo Seong, Jang Dong Yoon, Park Sung Hoon.

Onde assistir: Não está disponível em streaming


5. Snowdrop

Imagem promocional do k-drama ‘Snowdrop’ – Divulgação/JTBC

Ambientado nos anos 1980, o drama que marcou a estreia de Jisoo, do BLACKPINK, nas telinhas, gerou polêmica antes mesmo da estreia, ao sugerir que um espião norte-coreano havia se infiltrado em um grupo pró-democracia, sendo acusado de distorcer fatos históricos considerados sensíveis, e “romantizar” figuras ligadas ao governo militar da época. Petições, críticas de historiadores e o boicote de marcas marcaram a recepção da série no país.

Sinopse: “Na turbulenta Seul de 1987, uma história de amor tem início. Yeong-ro, uma universitária, cuida dos ferimentos de Soo-ho, um estudante de uma universidade de prestígio que um dia entra no dormitório feminino, apesar do perigo e da constante vigilância.”

Elenco: Jung Haein, Jisoo, Yoo In Na, Jang Seung Jo, Yoon Sea, Kim Hye Yoon.

Onde assistir: Disney +

O post 5 doramas que geraram controvérsia na Coreia do Sul apareceu primeiro em Recreio.

Leia a matéria original aqui.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também