Afinal, 'O Estranho Mundo de Jack' é um filme de Natal ou Halloween?
Recreio
Em outubro de 1993, a Disney lançava o filme “O Estranho Mundo de Jack”, dirigido pelo renomado cineasta Tim Burton, e que acompanha a história de Jack Esqueleto, o rei do Halloween, que decide se aventurar por outras datas comemorativas e pretende assumir o lugar do Papai Noel no Natal.
Por sua trama abordar dois feriados extremamente populares no mundo inteiro, muitos fãs passaram a se questionar: afinal, o filme é de Natal ou Halloween? Ao longo dos anos, inúmeros profissionais que trabalharam na produção deram suas próprias opiniões sobre essa indagação — e a RECREIO vai te apresentar todas agora!
Diferentes opiniões
No ano de 2022, durante uma entrevista ao portal ComicBook, o cineasta especialista em filmes stop-motion, Henry Selick, que também esteve na equipe de “O Estranho Mundo de Jack”, afirma que o longa é uma “colisão perfeita entre esses dois feriados”.
“No início, quando Tim Burton teve essa ideia original nos anos 1980 na Disney, era para ser um especial de TV de meia-hora em stop-motion, no início, eu vi como um mashup, que são ambos… Então, posteriormente, quando fizemos o filme como um longa-metragem, eu poderia ter tendido a responder de uma maneira, mas eu cheguei ao sentimento original. É um mashup. É uma colisão perfeita entre esses dois feriados. Então não há resposta melhor do que as duas. São ambos, e é sua própria coisa. É uma grande celebração do Halloween que pode durar até o Natal”, disse Selick.
Já Chris Sarandon, dublador original de Jack Esqueleto, também disse ao ComickBook em 2019 que a obra representa os dois feriados, e que, no final, o que realmente importa é o que agrada os fãs.
“Por que não pode ser os dois?”, questionou o ator. “Eu sei que muitos fãs vêm até mim dizendo: ‘Nós assistimos todo Halloween’, e eu tenho fãs que vêm e dizem: ‘Nós assistimos todo Natal’, eu tenho fãs que vêm e dizer: ‘Nós assistimos tanto no Natal quanto no Halloween’. Qual é o debate? É o que agrada as pessoas que mais assistem, o público, isso é o que importa. São os fãs. São as pessoas que tiveram um efeito profundo ao longo desses anos”.
Por outro lado, o compositor Danny Elfman afirmou ao USA Today que, apesar da animação de Tim Burton falar sobre o Natal, para ele, o filme é sobre o Halloween.
Segundo Elfman, quando assistiu ao filme, ele se sentiu “muito próximo do Halloween, mas também de Jack e o que ele estava passando. [...] porque eu sabia como era ser o rei do próprio mundinho. E também de querer sair dele e querer outra coisa.”.