Além do BLACKPINK: 5 outros girlgroups que também marcaram geração
Recreio
Desde o início da onda da música pop entre as décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos, se tornou cada vez mais comum o surgimento de grupos compostos apenas por integrantes femininas, formando os famosos girlgroups e girlbands.
Conforme repercutido pelo Deezer, desde o seu surgimento, as influências musicais de cada grupo feminino mudou de acordo com a época, no entanto, ritmos como o pop e o R&B sempre predominaram nas produções realizadas pelos girlgroups.
Uma das formações pioneiras dos grupos femininos é o The Primettes, formado por Diana Ross, Florence Ballard, Betty McGlown e Mary Wilson, que anos depois ficaria conhecido como The Supremes, reconhecido por sucessos como “You Can’t Hurry Love”, “Baby Love”, “Where Did Our Love Go” e “Stop! In the Name of Love”.
Nos dias atuais, um dos girlgroups de maior destaque é o BLACKPINK, formado em 2016 na Coreia do Sul pela YG Entertainment, sendo composto por quatro integrantes: Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. Entre seus hits, podemos citar “WHISTLE”, “Kill This Love”, “DDU-DU DDU-DU”, “How You Like That”, “Pink Venom”, e muito mais.
No entanto, além do BLACKPINK e do The Supremes, outros grandes girlgroups marcaram a história da música internacional — e a gente vai te apresentar cinco deles agora. Confira!
1. TLC
Formado em 1990 nos Estados Unidos, até os dias atuais, o TLC é considerado como o segundo girlgroup com maior número de vendas em todo o mundo. O grupo era composto inicialmente por Tionne T-Boz Watkins, Rozonda Chili Thomas e Lisa Left Eye Lopes, no entanto, a última faleceu em 2002 em um acidente de carro.
T-Boz e Chili permaneceram como uma dupla até 2007, antes de anunciarem um hiato, onde a formação só voltaria a se reunir em 2015. Entre seus inúmeros hits, podemos listar as faixas “Waterfalls”, “No Scrubs”, “Creep”, “Unpretty”, “Diggin' on You”, e mais.
2. Destiny’s Child
Assim como o TLC, o Destiny’s Child também foi formado em 1990 — mas, na época, o grupo era conhecido como Girl’s Time, e era composto por cinco integrantes: Beyoncé, Kelly Rowland, Ashley‘Tamar’ Davis e as irmãs Nina e NikkiTaylor. No entanto, a formação foi reformulada após passar a ser gerenciada por Mathews Knowles, sendo integrado a partir de então por Beyoncé, KellyRowland, LataviaRoberson e LeToyaLuckett.
A grande explosão do grupo aconteceu em 1998, com o lançamento do álbum “The Writing’s On the Wall”, que lhes rendeu seis indicações ao Grammy, além de ter vendido mais de 18 milhões de cópias internacionalmente. Desde então, o Destiny’s Child passou a ser conhecido como o principal representante do empoderamento feminino do final dos anos 90 e início dos anos 2000, contendo hits como “Say My Name”, “Bills, Bills, Bills”, “Survivor”, “Bootylicious” e “Independent Women Part I”.
3. Spice Girls
Surgindo em 1994, as Spice Girls são o girlgroup mais bem-sucedido de todos os tempos, contando com mais de 100 milhões de álbuns vendidos no mundo inteiro, conforme repercutiu o portal Omelete. Composto por Emma Bunton, MelB, MelC, Geri e Victoria, na época de sua estreia, o grupo passou a ser conhecido como as responsáveis por trazer de volta a música pop, já que, no início dos anos 90, ritmos como o rock alternativo, rap e o R&B dominavam as paradas.
Além disso, outra grande característica da formação era a diversidade. Segundo o UOL, o grupo sempre tentou representar os diferentes tipos de meninas e, por isso, receberam os seguintes apelidos da mídia britânica: Scary Spice (Mel B, devido sua ousadia e roupas extravagantes), Baby Spice (Emma, por ser fofa e delicada), Ginger Spice (Geri, graças a seu cabelo ruivo), Sporty Spice (Mel C, por sempre utilizar roupas esportivas e realizar acrobacias) e Posh Spice (Victoria, por ser reservada e possuir um estilo mais elegante). Entre seus hits, temos “Wannabe”, “Stop”, “Spice Up Your Life” e “Say You’ll Be There”.
4. Little Mix
Sendo um dos principais grupos femininos da década de 2010, o Little Mix foi formado através da edição britânica do programa The X Factor no ano de 2011, onde foram as grandes vencedoras. JadeThirlwall, JesyNelson, Leigh-Anne Pinnock e Perrie Edwards entraram na competição como solistas, porém, após falharem na primeira fase, tiveram mais uma chance e foram escolhidas a dedo para formar um grupo — e a ideia não poderia ter dado mais certo.
Ao longo de sua carreira, o girlgroup conseguiu igualar recordes de nomes como Spice Girls, Girls Aloud e Destiny’s Child, sendo um dos principais nomes do Reino Unido da década. Em 2020, Jesy anunciou sua saída do grupo, e a formação seguiu como um trio. No entanto, um ano depois, o Little Mix anunciou que entraria em hiato indeterminado para focar em outros projetos. Entre os sucessos do grupo, estão “Wings”, “Black Magic”, “Salute”, “Shout Out to my Ex” e outros.
5. Fifth Harmony
Ao lado do Little Mix, o Fifth Harmony também foi um dos principais grupos femininos da década de 2010 — além de ambos possuírem histórias bem parecidas. O conjunto foi formado em 2012 pela versão americana do The X Factor, onde terminaram em terceiro lugar e, antes de virar Fifth Harmony, contaram com os nomes LYLAS e 1432. As cinco integrantes, Lauren Jauregui, Camila Cabello, Dinah Jane Hansen, AllyBrooke e NormaniKordei, entraram na competição como solistas, mas foram escolhidas pelos jurados para formarem um grupo.
Após o programa, o grupo lançou um EP, intitulado “Better Together”, e três álbuns de estúdio, “Reflection”, “7/27” e “Fifth Harmony”, onde conquistaram feitos impressionantes, como o recorde de primeiro girlgroup a alcançar 1 bilhão de visualizações em um clipe no YouTube. Em março de 2018, após apenas seis anos de carreira, o Fifth Harmony anunciou que entraria em um hiato por tempo indeterminado, para que as integrantes seguissem seus projetos solo. Contudo, os hits do grupo seguem sendo lembrados mesmo após a pausa, como “Worth It”, “Work From Home”, “That’s My Girl”, “Miss Movin’ On”, e muito mais.