Como sãos os cumprimentos em outros países?
Recreio
Beijoqueiros
Na Rússia, tanto homens como mulheres se cumprimentam com um beijo. Num encontro de negócios, eles preferem trocar apenas apertos de mão e dizem “Privet” (privêti), que significa olá.
Arroz para todos
Quase todo mundo come arroz no Vietnã. Por isso, em vez de perguntar “Como vai?”, quando encontram seus amigos, os vietnamitas costumam dizer “Você já comeu o seu arroz hoje?”. Se o colega responde que sim, é sinal de que ele está bem.
Saudação especial
Muitos indianos cumprimentam amigos balançando a cabeça, como se dissessem não. Eles também juntam as mãos, como se fossem rezar, e dizem “Namastê”, que significa “Eu saúdo o Deus que há em você”, porque as pessoas religiosas acreditam que todos levam Deus em seu coração.
Olha a língua
Aqui mostrar a língua pode ser uma brincadeira, mas no Tibet é um cumprimento. Segundo a tradição, o gesto mostra que a pessoa é do bem, pois nas lendas antigas os demônios teriam língua verde. Também se diz “Tashi delek”, que equivale ao nosso costume de desejar bom dia quando encontramos alguém.
Beijo diferente
O povo maori, da Nova Zelândia, encosta o nariz na ponta do nariz dos amigos. É que para eles a respiração é vida e assim compartilham o ar. O cumprimento foi batizado de hongi (diz-se rongui) e também é usado pelos esquimós.
Sorriso é tudo
Entre os libaneses, beijos são reservados para a família ou amigos próximos. Duas amigas trocam beijos. Mas uma amiga e um amigo não se tocam. Eles dizem “Marhaba”, que é um tipo de olá, e põem a mão no peito, num gesto que quer dizer “Você está no meu coração”. Também dizem “Assaliaim alaicom” (A paz esteja com você). Fazem isso sorrindo, pois acreditam que o sorriso transmite bondade.
Animação nos gestos
Quando encontram os amigos, as meninas japonesas dizem “Ah” e os meninos “Yah”. Em seguida, falam o nome do colega. Enquanto isso, levantam a mão direita sem balançá-la. Outro costume tradicional é inclinar o corpo para frente, gesto respeitoso que serve também para dizer adeus e obrigado.