Home
Entretenimento
Crepúsculo: Por que os vampiros tem diferentes cores de olhos?
Entretenimento

Crepúsculo: Por que os vampiros tem diferentes cores de olhos?

publisherLogo
Recreio
15/05/2023 18h46
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15554995/original/open-uri20230515-18-fry8sn?1684178684
©Reprodução/ Paris Filmes
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma das franquias de filmes de maior sucesso nos anos 2000 foi a saga Crepúsculo. As 5 produções foram inspiradas nas obras de Stephenie Meyer, que criou um universo, com mitologia própria sobre vampiros e lobisomens para contar a história de amor entre Bella e Edward, uma humana e um vampiro.

Dentre as características mais marcantes na versão de Meyer sobre os vampiros, é a questão da cor dos olhos de cada ser. Durante toda a saga, é possível perceber três cores principais para os olhos dos vampiros, que são o preto, o dourado e o vermelho. Mas o que cada cor significa?

Primeiramente, é preciso entender que os olhos dos vampiros mudam de cor conforme a alimentação do mesmo, ou seja, se ele está com fome ou se alimenta de um tipo de sangue, seus olhos vão para uma cor que representa isso.

A primeira vez que Bella encontra Edward, os olhos deles estão pretos, e seguindo a mitologia da saga, quando os olhos de um vampiro ficam pretos, é porque ele precisa se alimentar. A cada dia que passa sem que o vampiro se alimente, os olhos ficam ainda mais escuros e ele se torna muito perigoso, uma vez que fica disposto a fazer qualquer coisa para encontrar sangue.

Edward com os olhos pretos em uma cena de 'Crepúsculo'
Edward com os olhos pretos em uma cena de 'Crepúsculo' - Créditos: Reprodução/ Paris Filmes

Após se alimentar, os olhos mudam para uma cor dependo da dieta do vampiro. No caso do Edward e dos demais membros do clã Culeen, as íris assumem um tom dourado, uma vez que eles são considerados vampiros vegetarianos, pois se alimentam de sangue de animais mamíferos e não de humanos. O grupo liderado por Carlisle, que nas telonas foi interpretado por Peter Facinelli, consegue lidar melhor e até mesmo viver entre os mortais por conta de sua dieta. Porém, eles ainda ficam tentados a consumir sangue humano quando expostos a ele e precisam de muito autocontrole para não irem contra os seus valores.

Edward com os olhos dourados
Edward com os olhos dourados - Créditos: Reprodução/ Paris Filmes 

Já os Volturi, que é o clã de vampiros mais poderoso no universo criado por Meyer, possuem olhos vermelhos, uma vez que bebem o sangue humano para sobreviverem. O fato é que essa questão das cores, dentro da saga, acaba se tornando importante para diferenciar os personagens e cada clã.

Dakota Fanning como Jane, uma integrante do clã Volturi
Dakota Fanning como Jane, uma integrante do clã Volturi - Créditos: Divulgação/ Paris Filmes

Quando Bella se torna uma vampira em “Amanhecer”, seus olhos estão vermelhos e isso se dá pelo fato dela ser uma recém-nascida e a natureza dos vampiros é se alimentar com sangue humano. Assim que a protagonista interpreta por Kristen Stewart começa a beber sangue de animal, seus olhos já mudam de cor.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também