Home
Entretenimento
Filmes que não são de terror, mas são assustadores
Entretenimento

Filmes que não são de terror, mas são assustadores

publisherLogo
Recreio
02/11/2023 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15855845/original/open-uri20231102-18-1myjaf4?1698948199
©Reprodução/ Disney
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Seja em casa ou no cinema, ao assistir filmes de terror há uma única emoção sempre esperada pelo público: o MEDO! Isso porque, com assassinos mascarados, espíritos malignos ou brincadeiras relacionadas ao pavor psicológico, esse gênero é capaz de proporcionar a quem assiste, sentimentos apavorantes relacionados a ameaças reais ou imaginárias expostas na trama, ainda mais, quando essas surgem acompanhadas de uma trilha sonora sombria, luzes baixas e até mesmo o uso de técnicas onde um susto repentino ocorre, levando os espectadores aos gritos.

Ainda que seja comum de ser encontrado em produções de terror, o medo pode ser sentido também em longas-metragens que carregam mensagens diversas, visto que, por mais que muitos dessas produções não carreguem elementos relacionados ao horror, há uma estranheza presente nos personagens, na história ou ainda, no visual do filme que faz com que arrepios possam surgir logo nos primeiros minutos de exibição.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo uma lista com filmes que não são de terror, mas são assustadores — principalmente quando assistidos ainda na infância. Veja!

Edward Mãos de Tesoura

Edward Mãos de Tesoura
Crédito: Reprodução/Disney

Dirigido por Tim Burton, “Edward Mãos de Tesoura” foi lançado em 1990. O filme traz Johnny Depp no papel principal, Winona Ryder como Kim e Dianne Wiest como Peg.

Sinopse: "Era uma vez um gentil inventor que criou um jovem simpático chamado Edward. Mas o inventor morreu antes de terminar sua obra, que tinha láminas de tesoura como mãos. Edward viveu sozinho e tristonho, até que uma moça bondosa o convidou para viver com sua família no incrível mundo de Suburbia."

A Fantástica Fábrica de Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate
Crédito: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Também trazendo Johnny Depp como um dos protagonistas, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, é o filme de Tim Burton baseado no conto de Roald Dahl, que chegou aos cinemas em 2005. O elenco também traz Freddie Highmore como o jovem Charlie e David Kelly como o avô Joe.

Sinopse: "Quando o excêntrico doceiro Willy Wonka promete um suprimento vitalício de doces e um tour pela sua fábrica de chocolate para cinco crianças sortudas, Charlie Bucket, um menino pobre, procura o inestimável bilhete dourado que o tornará um vencedor. Graças ao seu avô, Joe, Charlie recebe o prêmio dos sonhos! Porém, uma surpresa ainda maior espera por ele."

Expresso Polar

Expresso Polar
Crédito: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Baseado no livro infantil homônimo de Chris Van Allsburg, de 1985, “Expresso Polar” (2004) utilizou o processo de captura de movimento para construir a animação, dessa forma, todo o elenco atuou em frente a uma tela vazia para que pudessem ser transformados em personagens 3D.

Dirigido por Robert Zemeckis, a trama contou com Tom Hanks para dar vida a Ebenezer Scrooge e Josh Hutcherson para interpretar Herói.

Sinopse: "É véspera de Natal e um garoto está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne."

A Lenda dos Guardiões

A Lenda dos Guardiões
Crédito: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Chegando aos cinemas em 2010, “A Lenda dos Guardiões” de Zack Snyder é baseado na série de livros juvenis de fantasia, "A Lenda dos Guardiões", escrita por Kathryn Lasky.

Sinopse: "Soren (Jim Sturgess) é uma corujinha fascinada pelas histórias épicas contadas pelo pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, míticos guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar a espécie de uma grande ameaça. Por outro lado, seu irmão Kludd (Ryan Kwanten) zomba dele e tem ciúmes, procurando sempre atrair a atenção do pai. Um dia os dois são capturados e caem nas mãos dos Puros, corujas do mal que querem dominar o Reino do Oeste e a Grande Árvore."

Os Fantasmas de Scrooge

Os Fantasmas de Scrooge
Crédito: Reprodução/Disney

Assim como “Expresso Polar”, “Os Fantasmas de Scrooge” de Robert Zemeckis também utiliza a técnica de captura de movimento para ganhar forma. O longa-metragem lançado em 2009, adapta o enredo escrito por Charles Dickens em “Um Conto de Natal”, de 1843, assim como traz Jim Carrey em diversos papéis na trama, inclusive, o de Ebenezer Scrooge.

Sinopse: "Ebenezer Scrooge começa as férias de Natal com seu desprezo avarento habitual, mas quando três fantasmas decidem levá-lo em uma viagem revelando verdades há multo tempo enterradas, ele deve abrir seu coração para desfazer anos de má vontade antes que seja tarde demais."

Onde Vivem os Monstros

Onde Vivem os Monstros
Crédito: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Misturando live-action e animação, “Onde Vivem os Monstros” (2009) de Spike Jonze, percorre pelos gêneros de drama, fantasia e aventura para abordar um momento delicado na vida do grande protagonista da história, Max (Max Records).

Sinopse: "O filme narra as aventuras de Max, um garoto de forte personalidade que foge de casa após uma briga com a mãe e acaba penetrado em seu mundo imaginário."

O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack
Crédito: Reprodução/Disney

Feito em stop motion, “O Estranho Mundo de Jack” (1993) foi dirigido por Henry Selick, contando com roteiro e produção de Tim Burton.

Sinopse: "Entediado com a mesma velha rotina de gritos e sustos, o Rei do Halloween, Jack Esqueleto, quer espalhar a alegria do Natal. Mas sua missão alegre ameaça o Papai Noel e cria um pesadelo para os meninos e meninas bonzinhos de todo lugar."

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também