Fim de uma era: Saiba quando o Disney Channel vai sair do ar no Brasil
Recreio
Conhecidos por sucessos mundiais como "Hannah Montana", "Os Feiticeiros de Waverly Place" e "As Visões da Raven", o Disney Channel vai sair da televisão paga no Brasil. Nesta segunda-feira, 2, a Disney confirmou que seus canais lineares de televisão por assinatura serão encerrados.
Além do Disney Channel, os brasileiros já podem dar adeus aos canais Star Channel, FX, Nat Geo, Cinecanal e Baby TV a partir de fevereiro de 2025. Embora exibissem filmes e séries de sucesso entre os brasileiros, como mencionados acima, os números do ibope eram baixos, repercute o F5, da Folha de S. Paulo.
A exceção é a ESPN, que marca bons indicies de audiência com transmissões esportivas e seguirá no ar. Hoje, o conteúdo exibido pelos canais já podem ser encontrados no Disney+, plataforma de streaming da companhia.
Em comunicado, a Disney informa que a decisão é uma resposta às 'transformações no cenário local de mídia'.
"Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025", explica a nota. "Essa decisão inclui o encerramento dos canais Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, sem impactar nossos canais esportivos".
Internautas lamentam
A informação repercutiu entre internautas, que lamentaram o fim do Disney Channel, famoso por ter marcado gerações.
"Disney Channel vai ser encerrado no Brasil em 2025 e com ele o sentimento de um ciclo se fechando, manterei sempre ótimas memórias de todas as séries e filmes que transformaram e passaram pela minha infância", escreveu um internauta no X, antigo Twitter. "Com o fim do Disney Channel no Brasil eu só consigo agradecer por ter tido a oportunidade de viver uma era de ouro. Lamento pelas próximas gerações", publicou outra conta.
Com o auge nos anos 2000, o Disney Channel foi responsável por apresentar artistas que se tornaram ícones da cultura pop, como Miley Cyrus ("Hannah Montana"), Selena Gomez ("Os Feiticeiros de Waverly Place") e Demi Lovato ("Sunny Entre Estrelas"). Isso sem contar fenômenos como "Camp Rock" e "High School Musical", que até hoje fascina diferentes gerações.