Há 84 anos, Walt Disney recebia o Oscar Honorário por 'Branca de Neve e os Sete Anões'
Recreio
Um dos filmes mais clássicos da Disney, ‘A Branca de Neve e os Sete Anões’, de 1937, é um dos potes de ouro da produtora, sendo um longa onde, a personagem principal, Branca de Neve, tem grande notoriedade entre as princesas da marca até os dias atuais. O filme inovou o cinema, sendo o primeiro longa-metragem animado da Disney.
‘A Branca de Neve e os Sete Anões’ foi produzido pelo próprio Walt Disney, que dentre suas habilidades era produtor cinematográfico, cineasta, diretor, filantropo, roteirista, animador, dublador, empreendedor e cofundador da “The Walt Disney Company”. Enquanto isso, sua história foi baseada no conto de fadas dos irmãos Grimm, intulado ‘Branca de Neve’.
Assim, em 21 de dezembro de 1937, no Carthay Circle Theater foi lançado uma das histórias de princesas mais conhecidas do mundo, essa que alcançou nível nacional nos Estados Unidos meses depois, mais precisamente em 4 de fevereiro de 1938.
Além de ter sido o primeiro filme de animação a ser transmitido em cores no mundo, o longa chegou a ganhar um Oscar de maneira inusitada.
Como assim?
O fato ocorreu na 11ª edição da premiação, quando Walt Disney chegou a receber o Oscar Honorário por ter executado uma inovação nas telas que encantou a muitos e ainda ter sido o pioneiro em um novo e grande campo dentro do ramo do entretenimento.
Ainda, durante o evento, Walt recebeu da atriz mirim ShirleyTemple sete miniaturas, além de uma estatueta em tamanho real. Dentro da mesma premiação, o filme recebeu o Oscar de Melhor Banda Sonora.
Mais sobre Walt Disney
WaltDisney nasceu em 1901, e desde muito jovem se interessou pela arte. Aos 16 anos, o futuro cineasta começou a estudar a área, e ainda participou da Ordem Demolay. Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem tentou se alistar ao exército, porém, por não ter a idade necessária para a causa, teve a permissão recusada.
Após um tempo, junto com seu irmão Roy e o amigo UbIwerks, eles criaram a produtora Laugh-O-Gram, que dentre suas tarefas costumavam animar contos de fada em forma de desenhos, e que, após serem produzidos, eram exibidos nos cinemas locais antes dos filmes principais.
Com o passar do tempo e algumas reviravoltas na vida, UbIwerks desenhou para Walt Disney um dos personagens mais conhecidos nos desenhos animados da marca: o rato Mickey Mouse, que após ser idealizado pela dupla, ganhou forma no ano de 1928.
Apesar de todas as dificuldades, hoje em dia a Disney é uma dos nomes de grande destaque dentro do cenário cinematográfico do mundo.