Quais são as diferenças entre 'O Clube das Winx' e 'W.i.t.c.h.'?
Recreio
Um dos principais hobbies das crianças dos anos 2000 era, com certeza, sentar em frente a televisão e acompanhar os seus desenhos favoritos. Entre algumas das principais animações da época estavam “O Clube das Winx”, de Iginio Straffi, e "W.i.t.c.h.", criada por Elisabetta Gnone, Alessandro Barbucci e Barbara Canepa.
As séries chegaram até a gerar confusão entre os fãs por possuírem alguns aspectos muito parecidos, como o tema principal: as fadas. Mas, quais são as diferenças entre as produções? A gente te conta logo abaixo!
Principais diferenças
Para começar, "W.i.t.c.h." surgiu como um quadrinho na Itália, sendo publicado por lá entre os anos de 2001 e 2012, e no Brasil de 2002 a 2010. As HQs começaram a fazer tanto sucesso que se tornou uma série, ganhando duas temporadas. Por aqui, elas foram exibidas na Globo, nos programas “TV Globinho” e “TV Xuxa”.
“W.i.t.c.h.” acompanha a história de Will, Irma, Taranee, Cornelia e Hay Lin, cinco adolescentes que possuem poderes ligados à natureza que se tornam Guardiãs do Véu e passam a ser encarregadas de proteger o mundo do terrível vilão Meridian.
Já “O Clube das Winx” estreou em 2004, e foi criado desde o início como uma série, sendo produzida como uma colaboração entre o Rainbow SpA e a Nickelodeon, se tornando uma HQ apenas anos depois. A animação fez tanto sucesso que contou com oito temporadas, permanecendo ao ar até 2019.
No Brasil, a série chegou a ser exibida em diversas emissoras. Entre elas, temos Nickelodeon, Cartoon Network, SBT, Discovery Kids e TV Cultura — além de também estar disponível na Netflix.
Briga judicial
Se você também confundia as animações, não precisa se sentir culpado. A semelhança entre os desenhos era tanta que gerou até um processo judicial entre a Disney, responsável pelos direitos de "W.i.t.c.h.", acusou a Rainbow SpA de plágio, pedindo a suspensão de “O Clube das Winx”.
Apesar do processo, a justiça italiana acabou decidindo que as produções não eram tão semelhantes, além de Straffi, criador de Winx, conseguir provar que o episódio piloto da série estrelada por Bloom e suas amigas teria começado no ano 2000, antes do lançamento de “W.i.t.c.h.”.