Quem é o maior vencedor da história do Oscar?
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4406/thumb/Recreio.png)
Recreio
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Neste domingo, 10, acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, a 96ª edição do Oscar, principal premiação da indústria cinematográfica mundial. A transmissão ao vivo oficial acontece a partir das 19h através canal por assinatura TNT e a plataforma de streaming MAX, sob comando do apresentador Jimmy Kimmel.
O renomado evento surgiu no ano de 1927, quando um grupo de personalidades do cinema se reuniu para fundar a "Academia de Artes e Ciências Cinematográficas" (Academy of Motion Picture Arts and Sciences — Ampas), com o intuito de cuidar da imagem dos estúdios de Hollywood, além de ajudar a resolver alguns problemas trabalhistas.
A primeira edição da premiação, no entanto, só aconteceu dois anos depois, em 16 de maio de 1929, e não contou com uma cerimônia tão grandiosa quanto a que conhecemos hoje. A entrega dos prêmios foi realizada em um hotel localizado em Los Angeles, com cerca de 270 pessoas, que pagaram apenas cinco dólares para acompanhar a solenidade.
Com o passar dos anos, conforme o prestígio do evento aumentava, a famosa estatueta dourada passou a ser um objeto de desejo de praticamente todos os profissionais da indústria cinematográfica mundial.
![Mahershala Ali, Emma Stone, Viola Davis e Casey Affleck no Oscar 2017](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Frecreio.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2024%2F03%2Fgettyimages-645739336.jpg)
Para ter a oportunidade de concorrer, o filme precisa ser selecionado pela Academia. Depois de aprovados e oficialmente indicados, os vencedores são eleitos através de votos realizados pelos membros da Ampas, composto por pessoas de diversas partes do mundo — incluindo 54 brasileiros, como Carlos Saldanha, Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Fernando Meirelles, por exemplo.
Ao longo de suas nove décadas de existência, o Oscar já foi responsável por premiar alguns dos nomes mais memoráveis e lendários do cinema mundial. Mas, você já se perguntou que é o maior vencedor da premiação?
Recorde inabalável
Conforme repercutido pelo portal ScreenRant, a pessoa que mais levou estatuetas para casa é o cineasta Walt Disney, com 22 vitórias, 59 indicações e quatro Oscar Honorários em reconhecimento aos seus feitos revolucionários na história do cinema.
No entanto, se engana quem pensa que suas vitórias são graças aos filmes de princesas e contos de fada. Na verdade, a maioria das estatuetas de Disney são por seus curtas-metragens, como “Flores e Árvores” (1932), “Os Três Porquinhos” (1934) e “Ursinho Pooh e o dia tempestuoso” (1969).
Enquanto isso, os Oscar Honorários foram concedidos ao cineasta por feitos como a criação do Mickey Mouse, o lançamento do primeiro filme animado no formato longa-metragem na história (Branca de Neve e os Sete Anões), e pelo lançamento do filme “Fantasia”, que revolucionou o uso do som nos cinemas.
Uma outra curiosidade é que, mesmo Walt Disney sendo extremamente aclamado por suas produções, ele nunca venceu como “Melhor Filme”. Sua única indicação para a principal categoria da noite só aconteceu no ano de 1964, com “Mary Poppins”, que perdeu para a comédia britânica “Tom Jones”.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)