40 anos de Caverna do Dragão: 7 curiosidades sobre o desenho
Tecmundo
Exibida pela primeira vez em 17 de setembro de 1983, a famosa série de animação Caverna do Dragão completa 40 anos hoje. Por muito tempo, ela foi um sucesso no Brasil ao ser apresentada na programação do Xou da Xuxa, divertindo milhares de crianças.
O desenho animado é uma versão do jogo de RPG Dungeons & Dragons, que ganhou recentemente uma versão em live-action. Ele mostra as aventuras de seis jovens - Hawk, Diana, Presto, Eric, Sheila e Bob - que, depois de entrarem em um parque de diversão, ficam presos em um reino medieval. Lá, eles lutam contra o Vingador enquanto procuram o caminho de volta para casa.
Para celebrar os 40 anos da série, confira 7 curiosidades sobre Caverna do Dragão que você provavelmente não conhecia.
(Fonte: IMDB)
O desenho Caverna do Dragão teve o roteiro assinado por roteiristas importantes da área dos quadrinhos. O principal nome da equipe é Mark Evanier, criador da série animada Garfield and Friends e da revista em quadrinhos Groo, o Errante, elaborada junto do lado do ilustrador Sergio Aragonés. Além dele, Paul Dini e Steve Gerber também assinaram episódios da série.
(Fonte: Globo)
Quem viu Caverna do Dragão na TV sabe bem: boa parte do seu sucesso se deve à excelente interpretação dos personagens dada pela equipe dos dubladores brasileiros. Entre eles, está Mônica Rossi (também intérprete da Priscilla da TV Colosso e Meredith Grey em Grey's Anatomy), que dá voz a Diana; Nizo Neto, que faz a voz de Presto; e Orlando Drummond (responsável pela voz de Scoby-Doo, do Gato Guerreiro de He-Man, e também conhecido pelo personagem Seu Peru), que interpreta o Vingador.
(Fonte: Wordpress)
À época do lançamento, a série causou certa polêmica nos Estados Unidos por ser considerada muito violento. O roteiro de um episódio, chamado "O Cemitério dos Dragões", quase foi arquivado, pois havia a possibilidade de que um dos protagonistas matasse o Vingador. Nele, os heróis, muito frustrados em suas tentativas falhas de voltar para casa, procuram Tiamat e pedem que o dragão aniquile o seu maior inimigo.
Em 1985, a National Coalition on Television Violence exigiu que fosse colocado um aviso no começo de cada episódio avisando sobre o nível alto de violência no desenho.
(Fonte: Pinterest)
Todos os personagens de Caverna do Dragão tinha uma "categoria": Hank é um patrulheiro, Eric é um cavaleiro, Diana é acrobata, Presto é um mago e Bob é um bárbaro. Isso deriva do fato de que eles surgiram como personagens de um RPG.
Contudo, a "classe" de Sheila nunca é revelada explicitamente. Só sabemos que ela usa um manto que a deixa invisível. Isso acontece porque, no jogo original, Sheila é uma ladra. Então, para evitar dores de cabeça, os autores do desenho animado preferiram nunca mencionar claramente o que ela é.
(Fonte: Terra)
Todo mundo sabe que Eric era o personagem de Caverna do Dragão mais chato do grupo: quase sempre, ele era mostrado reclamando e dizendo que o plano feito pelos amigos ia dar errado.
Mas o que não fica evidente era a razão para ele ter sido construído assim. Na época, os criadores da série quiseram colocar Eric com uma função específica, a de deixar claro que os amigos precisavam sempre ficar unidos. Isso acontecia porque, quase sempre, o grupo ignorava os seus conselhos e se juntava para realizar o plano e resolver os problemas que apareciam.
(Fonte: UOL)
Quase sempre, quando uma série é lançada, há um episódio inicial chamado de piloto, que apresenta o universo e funciona como um teste para verificar se a ideia dará certo. Contudo, isso não aconteceu com Caverna do Dragão: simplesmente não há um episódio de apresentação.
Ao invés disso, a abertura do desenho funcionou como esse início, e ela era repetida em cada começo de episódio novo. Em outras palavras: nunca foi produzido um primeiro episódio que mostra as crianças sendo transportadas do parque de diversões para o mundo medieval. Se acha que viu essas cenas, saiba que provavelmente é uma obra da sua imaginação.
Outro fato curioso é que a série nunca esclarece há quanto tempo as crianças estão nesse reino, nem se alguém as está procurando no mundo real.
(Fonte: Terra)
Os seis personagens centrais de Caverna do Dragão se perdem no reino medieval e nunca conseguem retornar para casa. Entretanto, ao longo da série, outros jovens também são transportados para lá. Mas, diferente do elenco principal, eles finalmente conseguem retornar para seus lares.