Cinema japonês é tema da terceira temporada do podcast da Japan House São Paulo
Virgula
No próximo dia 11 de outubro, estreia a terceira temporada do podcast da Japan House São Paulo sobre a cinematografia nipônica. Apresentado pela Diretora Cultural da Japan House Natasha Barzaghi Geenen e pelo jornalista e pesquisador de cinema, Pedro Butcher, os oito episódios, lançados semanalmente às terças-feiras, abordarão diferentes aspectos da sétima arte japonesa e estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio do mercado.
> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!
Com produção da Rádio Novelo, esta temporada convida o público ouvinte a uma imersão completa nesse universo cinematográfico, extrapolando os limites das telas a partir das conversas com convidados de distintas atuações – críticos cinematográficos, cineastas, jornalistas, pesquisadores, roteiristas, professores, entre outras. A ideia é trazer riqueza à conversa com pontos de vista diferentes sobre as raízes da tradição e o histórico dos gêneros do cinema japonês.
No primeiro episódio, os apresentadores recebem o premiado cineasta Walter Salles, conhecido por sucessos como “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”, ao lado do diretor Gabriel Carneiro, do crítico e pesquisador Pedro Tinen, além do professor de cinema e autor do livro “Cinema japonês” (2016) João Lanari Bo, para falar sobre “Cinema Japonês nas premiações: Oscar, Cannes, Veneza e outros festivais”.
“Grande parte do público já deve conhecer um pouco sobre o cinema japonês a partir do enorme sucesso das icônicas animações do Estúdio Ghibli, das premiações internacionais ou dos grandes clássicos. O universo cinematográfico japonês é vasto e muito rico. Nessa terceira temporada do podcast buscamos expandir o conhecimento e o interesse sobre o tema, abordando aspectos como luz, sombra, adaptações literárias, a presença das mulheres no cinema e algumas projeções futuras. Com isso abrangemos a cultura japonesa como um todo”, comenta Natasha, que também apresentou as duas primeiras temporadas do podcast da instituição sobre o Japão na literatura e na gastronomia, que alcançaram mais de 40 mil downloads e podem ser ouvidas no site da instituição.