Michael Schumacher: Revista publica entrevista falsa produzida com IA
Aventuras Na História
Recentemente, a revista alemã Die Aktuel fez o anúncio falso sobre uma "primeira entrevista com Michael Schumacher" depois do acidente que, em 2013, aparentemente tirou sua consciência.
Conforme repercutiu o jornal Folha de S.Paulo, o ex-automobilista não foi escutado para a produção de nenhum conteúdo. O que aconteceu foi que a revista usou um chat de inteligência artificial para gerar respostas que foram atribuídas ao ex-piloto. Além disso, na manchete da publicação, foi escrito: "Nada de meias-sentenças parcas e nebulosas de amigos. Mas respostas dele! Por Michael Schumacher, 54."
O programa utilizado pela revista alemã se trata do chamado “Character.ai”. A ferramenta funciona nos mesmos moldes do atual “ChatGPT.”
A publicação, no final do texto produzido, dizia que havia usado um programa para produzir o conteúdo. Porém, a revista, que tem em sua capa a data de 15 de abril de 2023, causou assombro no país, fazendo com que o comentarista de mídia alemã Boris Rosenkranz escrevesse um artigo onde em um trecho dizia que a peça era "estúpida demais para ser verdade".
Respostas
Dentre as respostas geradas pela inteligência artificial e atribuídas ao ex-piloto na revista alemã, uma delas se passava por Michael explicando o que teria acontecido com ele: "Fiquei tão gravemente ferido que fiquei em uma espécie de coma artificial por meses, porque meu corpo não teria lidado com isso de outra forma. Eu estava passando por um momento difícil, mas a equipe do hospital conseguiu me levar de volta para minha família".
Vale ressaltar que, Michael Schumacher sofreu um acidente de esqui na França, em 2013, e sua condição médica é desconhecida, tendo sua família protegendo a privacidade dele.
Agora, a família de Schumacher diz que vai à Justiça contra a publicação. Além disso, em outras ocasiões, a revista já produziu “capas enganosas” sobre o ex-piloto.