Biles garante mais um ouro, e Rebeca conquista prata no salto de ginástica artística nas Olimpíadas
Gazeta Esportiva
O Brasil conquistou neste sábado mais uma medalha na ginástica artística nas Olimpíadas. Em prova disputada na Arena Bercy, em Paris, Rebeca Andrade batalhou novamente com Simone Biles e levou a medalha de prata na final do salto sobre a mesa feminino. Ela ficou atrás da norte-americana, que garantiu mais uma medalha de ouro. Jade Carey, completou o pódio.
Biles conquistou seu sexto ouro olímpico ao completar a prova com nota de 15.300. Rebeca chegou perto, teve a nota final de 14.966, e ganhou a prata – sua quinta medalha olímpica. Jade Carey terminou com 14.466 e ficou com o bronze.
Esta foi a nona medalha do Brasil na atual edição dos Jogos Olímpicos, a terceira proveniente da ginástica. No total, o país sul-americano conquistou um ouro, quatro pratas e quatro bronzes.
Uma das maiores atletas olímpicas do Brasil, Rebeca já conta com três medalhas conquistadas na atual edição. Anteriormente, a ginasta havia levado a prata no individual e o bronze na categoria por equipes.
Com o resultado, Rebeca ainda ganhou sua terceira prata olímpica. No geral, a sua melhor marca foi o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, também no salto. Além disso, ela é a primeira e única mulher brasileira que soma cinco medalhas nas Olimpíadas.
A brasileira tem a oportunidade de aumentar ainda mais o número de conquistas em Paris. Rebeca irá disputar mais duas finais, a da trave (junto da compatriota Júlia Soares) e do solo. As provas serão realizadas nesta segunda-feira, às 7h38 e 9h23 (de Brasília), respectivamente.
A prova
Simone foi a quarta ginasta a saltar. Com 6.400 de dificuldade e 9.400 de execução, além de uma penalidade de 0.100, a norte-americana fez um grande primeiro salto e teve uma pontuação de 15.700. No segundo, ela teve uma nota um pouco menor e ficou com 14.900. Na média, Biles teve 15.300 como nota para garantir o ouro.
Já Rebeca Andrade teve a vantagem de ser a sexta a saltar. A brasileira fez um belo salto inicial no Cheng e teve 15.100, com 5.600 de dificuldade e 9.500 de execução. Ela ainda fez um ótimo segundo salto, com nota de 14.833. Na média, Rebeca teve 14.966 e levou a prata.