Home
Esportes
Conmebol afirma que recomendações não foram seguidas e lamenta confusão na final da Copa América
Esportes

Conmebol afirma que recomendações não foram seguidas e lamenta confusão na final da Copa América

publisherLogo
Gazeta Esportiva
15/07/2024 21h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A final da Copa América entre Argentina e Colômbia, neste domingo, contou com cenas lamentáveis antes da bola rolar. Torcedores sem ingressos tentaram invadir o estádio, em Miami, nos Estados Unidos, e tiveram que ser detidos por policiais. A Conmebol, nesta segunda, se pronunciou sobre o ocorrido.

“Como é de conhecimento, na final disputada em Miami, torcedores sem ingressos foram às imediações do estádio, o que atrasou o acesso normal das pessoas que tinham ingressos, retardando a entrada e determinando o fechamento das portas. Diante dessa situação, a Conmebol ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança”, afirmou a federação.

A Conmebol garantiu que recomendou as autoridades todos os procedimentos, os quais não foram seguidos antes da bola rolar no palco da decisão, o Hard Rock Stadium, em Miami (Flórida).

“Além das disposições determinadas nesse contrato, a Conmebol recomendou a essas autoridades os procedimentos comprovados em eventos dessa magnitude, que NÃO foram levados em consideração”, disse.

Em meio a este cenário de confusão pré-jogo, o início da partida foi adiado e a bola rolou por volta das 22h20 (de Brasília), ou seja, mais de 1h20 de atraso. O show feito pela cantora colombiana Shakira, por exemplo, era para ter acontecido antes da bola rolar, porém foi feito apenas no intervalo do duelo.

Dentro de campo, a Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0, na prorrogação, e se sagrou campeã da América pela 16ª vez. A Conmebol classificou a competição como o maior desafio da história da federação.

“Ontem, concluiu-se o torneio mais desafiador da história organizado pela Conmebol em conjunto com a Concacaf, alcançando números recordes em sedes, público, audiência e pessoal dedicado à sua organização, com mais de 42.000 colaboradores”, pontuou.

Nesta manhã, o Hard Rock Stadium afirmou que havia mais que o dobro de policiais e seguranças disponíveis em reação a um evento típico em um estádio com capacidade máxima. Contudo, “houve inúmeras tentativas de torcedores indisciplinados e sem ingressos de dominar as autoridades nos pontos de entrada do estádio, colocando a si próprios, a outros torcedores, à segurança e ao pessoal do estádio em extremo risco”.

Veja no Twitter
twitter

Comunicado CONMEBOL: Final de la CONMEBOL @Copaamerica 2024™

— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) July 15, 2024


Confira a nota da Conmebol na íntegra:

“Parabenizamos as equipes finalistas da CONMEBOL COPA AMERICA 2024™️, Argentina e Colômbia, pela grande final disputada ontem.

Ontem, concluiu-se o torneio mais desafiador da história organizado pela CONMEBOL em conjunto com a Concacaf, alcançando números recordes em sedes, público, audiência e pessoal dedicado à sua organização, com mais de 42.000 colaboradores.

Como é de conhecimento, na final disputada em Miami, torcedores sem ingressos foram às imediações do estádio, o que atrasou o acesso normal das pessoas que tinham ingressos, retardando a entrada e determinando o fechamento das portas.

Diante dessa situação, a CONMEBOL ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança.

Além das disposições determinadas nesse contrato, a CONMEBOL recomendou a essas autoridades os procedimentos comprovados em eventos dessa magnitude, que NÃO foram levados em consideração.

Lamentamos que os atos de violência provocados por indivíduos mal-intencionados tenham manchado uma final que estava pronta para ser uma grande festa do esporte.”

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também