Cuiabá ganha, tira a invencibilidade do Bahia em casa e se distancia do Z4
Gazeta Esportiva
Neste sábado, o Cuiabá ganhou do Bahia, por 2 a 1, pela 17ª rodada do Brasileirão, tirando a invencibilidade do time de Rogério Ceni na Arena Fonte Nova de 20 jogos. Pitta foi o destaque do duelo com dois gols, ao passo que Jean Lucas anotou o tento dos mandantes.
Com 17 pontos, o Dourado abriu cinco de vantagem para o Corinthians, primeiro clube na zona de rebaixamento do torneio de pontos corridos. Na quarta colocação, o Tricolor de Aço permanece com 30.
Em seu próximo compromisso, o Cuiabá enfrenta o Palestino pela ida do playoff da Sul-Americana, às 19h (de Brasília) da próxima quinta-feira, no Chile. Já o Bahia foca no duelo contra o Corinthians, às 16h, no próximo dia 21, na Arena Fonte Nova.
O jogo
No primeiro minuto, o Cuiabá teve uma grande chance de marcar, com Kanu falhando e Pitta chutando para fora na sequência. Depois, o Bahia respondeu em cabeçada perigosa do camisa quatro à direita da meta de Walter.
O Dourado estava melhor no jogo e cada vez mais próximo do gol, com Pitta perdendo outra oportunidade e Jonathan Cafú acertando o travessão. Aos 21 minutos, então, o paraguaio se redimiu e completou o escanteio para o fundo da rede.
Apesar do Bahia ter melhorado, foi o Cuiabá que teve a melhor chance antes do intervalo. O autor do gol serviu Fernando Cabral, que chutou mascado e a bola sobrou para Jonathan finalizar para defesa de Marcos Felipe. Apesar do impedimento ter sido apontado, o lance era ajustado e o VAR poderia intervir.
No segundo tempo, o Tricolor de Aço começou melhor e aos três minutos empatou o jogo. Após passe de Everton Ribeiro, Jean Lucas cabeceou e fez 1 a 1.
O Cuiabá, contudo, não sentiu o gol rival e logo voltou a ficar à frente do placar. Pitta, aos 5, bateu de primeira e venceu Marcos Felipe para marcar o seu segundo gol no embate.
O cenário da segunda etapa era de pressão total do Bahia e o Dourado na defesa e na busca por um contra-ataque. Cauly dominou na entrada da área e arrematou para boa defesa de Walter.
Já nos acréscimos, Gilberto até marcou, mas estava impedido. O Cuiabá, então, soube administrar a vantagem e garantiu a vitória.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 CUIABÁ
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 13 de julho de 2024, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Gabriel Xavier e Carlos de Pena (Bahia); Alan Empereur e Denilson (Cuiabá)
Gols: Pitta, aos 21′ 1ºT (Cuiabá); Jean Lucas, aos 3′ do 2ºT (Bahia); Pitta, aos 5′ do 2ºT (Cuiabá)
BAHIA: Marcos Felipe,Cicinho (Gilberto), Kanu, Gabriel Xavier e Iago; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rafael Latão), Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano (Carlos de Pena) e Ademir (Biel e depois Luciano Juba)
Técnico: Rogério Ceni
CUIABÁ: Walter, Railan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Fernando Sobral (Bruno Alves), Lucas Mineiro e Denílson (Filipe Augusto); Jonathan Cafu (Eliel), Derick Lacerda (André Luís) e Isidro Pitta (Deyverson)
Técnico: Petit