TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Esportes
Equipe brasileira de vela se prepara para estreia histórica no Rio de Janeiro
Esportes

Equipe brasileira de vela se prepara para estreia histórica no Rio de Janeiro

publisherLogo
Gazeta Esportiva
24/03/2025 17h36
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No último final de semana, o Mubadala Brazil SailGP Team encerrou a sua participação no Oracle San Francisco Sail Grand Prix. Está é a segunda etapa de uma série de competições nos Estados Unidos e a quinta parada do Rolex SailGP Championship 2025, o principal torneio de velocidade de barcos à vela do mundo.

Entre os dias 3 e 4 de maio, o Rolex SailGP Championship 2025 marcará a sua estreia no Brasil e na América do Sul. Também será a primeira vez que o Mubadala Brazil SailGP competirá em águas brasileiras e diante da sua torcida. 

O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe a competir no SailGP.

A equipe de Martine Grael, primeira mulher capitã da competição, competiu durante dois dias na Baía de São Francisco, na Califórnia. Agora, volta as suas atenções para a estreia do campeonato no Brasil, algo inédito e esperado pelos atletas.

No último sábado, nas três primeiras corridas, o Brasil ficou em décimo, sétimo e 11º lugares, respectivamente. Já na quarta corrida, o Mubadala Brazil SailGP Team conquistou a sexta posição, o seu melhor desempenho. Terminou o dia na décima colocação na classificação geral.

“Esta é uma ótima raia de corrida. Embora não tenhamos tido um dia tão incrível, é muito bom velejar quando o vento está mudando de direção e há muitos desafios, isso sempre compensa a diversão. Sempre que você sente que está sendo desafiado, você sente que está no seu melhor”, comentou Martine sobre a experiência na Baía de São Francisco.

O time brasileiro conquistou o sexto lugar na primeira corrida de domingo. Na sequência, ficou em nono na segunda regata e em quarto na última corrida do dia.

Somando 24 pontos, o desempenho nos Estados Unidos garantiu o 9º lugar no ranking final, à frente de equipes tradicionais como Alemanha, Estados Unidos e Dinamarca. As primeiras posições foram ocupadas por Espanha, Canadá e Austrália. 

“Foi uma etapa de muito aprendizado e crescimento para nós. Conseguimos melhorar nossa colocação e pontuação, e agora estamos muito animados para competir em casa, diante da torcida brasileira, algo que será inesquecível para nossa equipe”, afirmou a capitã. 

Marco Grael, irmão de Martine e experiente no esporte, ressaltou a importância do Brasil sediar uma competição como o SailGP para o país. “Hospedar uma competição de vela como essa, com a estrutura de megaevento, é um marco para qualquer cidade – incluindo a nossa, que já recebeu os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, por exemplo”.

“O Brasil é um país que tem tradição neste esporte e espero que a etapa no Rio faça com que a vela alcance ainda mais pessoas, que inspire novos atletas e que faça o público carioca e brasileiro se apaixonar”, completou.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também