Lenda da NBA, Bill Walton morre aos 71 anos em decorrência de câncer
Gazeta Esportiva
A NBA confirmou nesta segunda-feira a morte do ex-jogador Bill Walton, aos 71 anos de idade, em decorrência de um câncer. O pivô fazia parte do Hall da Fama do basquete e foi duas vezes campeão da NBA.
“Bill Walton era verdadeiramente único. Como um membro do Hall da fama, ele redefiniu a posição de pivô. Suas habilidades versáteis o fizeram uma força dominante em UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e o levaram a um MVP da temporada regular e das finais, dois títulos da NBA e uma vaga no time de aniversário de 50 e 75 anos da liga”, escreveu o comissário Adam Silver.
Bill Walton foi selecionado pelo Portland Trail Blazers como a primeira escolha geral no draft da NBA de 1974. Em Portland, o pivô foi fundamental no único título da história da franquia, em 1977, quando derrotou o Philadelphia 76ers por 4 a 2, sendo eleito o MVP das finais.
No ano seguinte, foi considerado o jogador mais valioso da temporada regular. Sua regata de número 32 foi aposentada pelo Portland Trail Blazers.
Na reta final de sua carreira assinou com o Boston Celtics, onde venceu seu segundo título da NBA, em 1986, derrotando o Houston Rockets por 4 a 2. Nesse mesmo ano, Bill venceu o prêmio de melhor sexto-homem da liga e se tornou o único jogador da história a conquistar um prêmio de sexto-homem, MVP e MVP das finais.
O Boston Celtics entra em quadra nesta quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), pelo jogo quatro das finais da Conferência Leste diante do Indiana Pacers, fora de casa. A equipe de Boston lidera a série por 3 a 0 e caso vença mais uma partida garante sua vaga nas finais.