Santos supera derrapadas e coloca ponto final em angústia com retorno à Série A
Gazeta Esportiva
Agora é oficial: o Santos está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o clube venceu o Coritiba por 2 a 0, fora de casa, pela 36ª rodada da Segunda Divisão, e não pode ser mais alcançado pelo quinto colocado.
O êxito coloca um ponto final em uma angústia que cercou o torcedor santista ao longo de todo ano. A trajetória até o alívio, porém, não foi nada fácil.
Depois de chegar até a final do Campeonato Paulista, o Alvinegro Praiano iniciou a Série B deixando a impressão que poderia subir com certa tranquilidade. Foram cinco vitórias logo nas seis primeiras partidas.
A partir da sétima rodada, entretanto, começou um pesadelo. Foram quatro derrotas seguidas, para América-MG, Botafogo-SP, Novorizontino e Operário-PR. O time chegou a cair para o sétimo lugar e o técnico Fábio Carille ficou perto de ser demitido.
No compromisso que poderia culminar na queda do comandante, então, a equipe iniciou uma reação. Os paulistas contaram com uma ajuda preciosa de Tadeu, que falhou de forma bizarra, e venceram o Goiás por 2 a 0, na Vila Viva Sorte.
Foram 10 partidas seguidas sem saber o que é perder, com seis triunfos e quatro empates. Com isso, o clube retomou a liderança e não saiu mais do G4. A briga, aliás, deixou de ser para ficar entre os quatro primeiros e passou a ser para se manter no lugar mais alto da tabela.
Mesmo assim, Carille seguiu pressionado – e segue até hoje. Boa parte da torcida alvinegra entende que o futebol apresentado é muito limitado e cobra por uma mudança para 2025
Nem o técnico nem a diretoria sabem dizer ao certo o que será da próxima temporada, mas a certeza é que o Santos estará na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 36 partidas, o Peixe soma 68 pontos, com 20 vitórias, oito empates e oito derrotas, além de 54 gols marcados e 28 sofridos. O time tem 61,9% de aproveitamento.
Agora, restam duas partidas para o Alvinegro Praiano tentar voltar à elite com o título da Segunda Divisão. O troféu pode vir já no próximo domingo, com uma vitória sobre o CRB, na Vila Viva Sorte. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília). A despedida será contra o Sport, fora de casa.