Remadores brasileiros abdicam do Pré-Olímpico para ajudar vítimas das enchentes no RS
ICARO Media Group TITAN
Atletas da seleção brasileira de remo decidiram abrir mão da disputa do Pré-Olímpico para oferecer auxílio às vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul. O trio de remadores, composto por Alef Fontoura do Pinheiros, Evaldo Becker do Flamengo e Daniel Lima do Grêmio Náutico União (GNU), estão trabalhando incansavelmente no resgate de famílias e animais, juntamente com outros voluntários na sede do clube no bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também se juntou ao esforço de solidariedade, auxiliando no transporte dos atletas olímpicos de Porto Alegre e doando uma quantia de R$ 100 mil como apoio ao Rio Grande do Sul.
Evaldo, que compete na categoria double skiff peso leve ao lado de Pietro Tuchtenhagen, explicou que a dupla teve que abrir mão do sonho olímpico para ajudar no atual cenário de caos e dificuldades enfrentado pelas famílias atingidas pelas enchentes. A classificação da equipe para o Pré-Olímpico foi conquistada após uma vitória na repescagem dos jogos classificatórios, realizados em março deste ano na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro.
A competição do Pré-Olímpico está agendada para ocorrer entre os dias 19 e 21 de maio em Lucerna, na Suíça. Entre os atletas brasileiros já classificados para os Jogos Olímpicos de Paris estão Lucas Verthein no skiff simples masculino e Beatriz Tavares no skiff simples feminino.
Os atletas possuem guia e material para ajudar com os resgates, mas aguardam a chegada dos barcos. Enquanto esperam, os remadores continuam se dedicando ao auxílio às vítimas das enchentes, unindo-se aos voluntários do Grêmio Náutico União na sede do clube no Moinhos de Vento.