São Paulo contrata argentino Luis Zubeldía, ex-LDU, como novo treinador
ICARO Media Group TITAN

O São Paulo acertou a contratação de Luis Zubeldía para assumir o cargo de treinador, após a demissão de Thiago Carpini na última quinta-feira (18). O argentino, de 43 anos, estava sem trabalhar desde sua saída da LDU na temporada passada.
Zubeldía já havia se reunido com a diretoria do clube e deixou acertada a sua chegada nos próximos dias. A informação foi inicialmente divulgada pelo "GE". O novo comandante tricolor tem em seu currículo o título da CONMEBOL Sul-Americana de 2023, quando estava à frente da LDU e derrotou o Fortaleza na final, em uma campanha que incluiu uma vitória nos pênaltis contra o próprio São Paulo nas quartas de final.
O argentino já mostrou ser uma "pedra no sapato" do Tricolor em outras ocasiões. Comandando o Lanús, Zubeldía conduziu a equipe à final da Sul-Americana em 2020, eliminando o São Paulo em uma partida épica no Morumbi. Após vencer por 3 a 2 em casa, o time argentino perdeu por 4 a 3 no tempo regulamentar, mas avançou devido à regra do gol fora de casa.
Essa conquista com a LDU marcou o primeiro título da carreira de Zubeldía, que já havia ficado perto de levantar troféus em outras três oportunidades. Em 2015, sua primeira passagem pela LDU, ficou em segundo lugar no Campeonato Equatoriano, perdendo para o Emelec por apenas um ponto. Em 2018, no comando do Cerro Porteño, do Paraguai, também foi vice-campeão do "Apertura". E, em 2020, à frente do Lanús, perdeu a final da CONMEBOL Sul-Americana para o Defensa y Justicia.
Vale lembrar que Zubeldía não é um nome novo para o torcedor do São Paulo. No início da temporada, quando Dorival Júnior acertou sua ida para a seleção brasileira, o argentino chegou a ser cotado para assumir o comando da equipe. Na época, porém, a diretoria optou por Thiago Carpini, e nem sequer houve uma conversa oficial com Zubeldía.
A contratação do argentino era tão almejada pelo São Paulo que o coordenador de futebol Muricy Ramalho chegou a criticar a postura do técnico no passado. Segundo ele, Zubeldía havia marcado uma reunião, mas não compareceu, adiando várias vezes o encontro.
Agora, Zubeldía terá a chance de comandar o São Paulo e mostrar seu trabalho no clube. Com sua experiência e histórico vitorioso, a expectativa da torcida é de que seu comando traga bons resultados e recoloque o Tricolor Paulista na rota das conquistas.

