127 anos de Flamengo: relembre as principais conquistas do Fla em seu aniversário
Sportbuzz
O Flamengo completa 127 anos de existência nesta terça-feira, 15 de novembro, com uma história recheada de conquistas e títulos que fizeram o torcedor sorrir. Se pararmos para analisar a trajetória do rubro-negro até aqui, a equipe se tornou uma das que mais venceu competições expressivas nos últimos anos.
Por conta disso, o SportBuzz preparou alguns dos títulos mais importantes levantados pelo Flamengo até aqui. Para se ter uma ideia, se contarmos de 2001 para cá, somente com torneios oficiais, o time carioca soma mais de 20 títulos entre competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Confira:
- Flamengo anuncia a renovação de Filipe Luís até o final de 2023
Libertadores - 2019
O time então comandado por Jorge Jesus novamente conquistou o título da Libertadores. Com um elenco revolucionário, que inovava na forma de jogar, baseado nas ideias do português, o Flamengo chegou até a final da Libertadores pela segunda vez, e na oportunidade, era claro que era o principal time do Brasil.
No entanto, ainda que tivesse apresentado um jeito novo de jogar na final contra o River Plate, o time carioca conquistou o título de forma antiga. Começando atrás do placar, mas faltando cinco minutos para o apito final da partida, Gabigol anotou duas vezes garantindo o título ao rubro-negro em uma temporada que a equipe também levou a Tríplice Coroa.
- Filipe Luís sobre Mundial pelo Flamengo: “Nosso título mais sonhado”
Libertadores – 2022
Sob o comando de Dorival Júnior, o Flamengo superou o início ruim na temporada para conquista o tricampeonato da Libertadores. Neste ano, o Fla fez uma campanha incontestável e invicta, e superou o Athletico-PR na final única disputada no Equador. A estrela de Gabigol brilhou mais uma vez para que fosse decisivo e anotasse o gol do título. O time ainda faturou a Copa do Brasil no ano vitorioso.
Copa do Brasil - 2006
Na época, o Flamengo estava vivendo uma grave crise no seu futebol, tendo escapado do rebaixamento por dois anos consecutivos. Por conta dos perrengues enfrentados pelo clube, a Copa do Brasil de 2006 foi um alívio para o time, além de um sinal de que as coisas poderiam melhorar.
- Festa do Flamengo termina em confusão entre torcedores e policiais
O título do torneio nacional já tinha escapado por duas vezes, em 2003 e 2004, sem falar que em 2006 foi contra seu maior rival, o Vasco. Dessa forma, esse título teria um sabor diferente, ainda não seja o mais importante de todos da lista, mas foi fundamental para que o time se reerguesse e conquistasse tudo que tem hoje.
Campeonato Carioca - 2001
O jogo de ida tinha terminado em 2 a 1 para o Vasco, que precisava somente do empate, ou até mesmo poderia perder pelo mesmo resultado por conta de ser o dono da melhor campanha no campeonato.
A finalíssima foi dramática, e o Flamengo vencia por 2 a 1, com gols marcados por Edílson para o Rubro-Negro, e Juninho Paulista para o Vasco. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, Petkovic chega com sua cobrança genial que garantiu não só a vitória, mas o título e o tricampeonato sob o rival.
- Na despedida de Diego, Flamengo perde para o Avaí no Brasileirão
Campeonato Brasileiro - 1992
Ainda que tivesse chegado para a competição com um time promissor, o Flamengo não era o favorito para erguer a taça do Brasileirão de 92. Muito disso se dava porque tínhamos o São Paulo, então atual campeão da Libertadores e Mundial, com um grande time montado, e em busca do bicampeonato Brasileiro.
Enquanto Corinthians e Vasco tinham um elenco mais maduro, o Flamengo tinha Júnior já em final de carreira, e uma boa quantidade de jogadores vindos da base, mas que foram campeões da Copa São Paulo de futebol júnior de 1990.
- Na festa do Flamengo, Gabigol detona Tite após ficar fora da Copa
No entanto, apesar do que indicava no papel, essa geração foi responsável por fazer o Flamengo ser campeão em um dos seus primeiros títulos conquistados com foco na raça do que totalmente no talento. Mesmo que tivesse seus méritos, a equipe não fez a melhor campanha, conseguindo se classificar na primeira fase em quarto lugar.
Já na finalíssima, contra o Botafogo, o jogo de ida ficou em 3 a 0, levando uma imensa vantagem para o jogo de volta. Por lá, o Rubro Negro ainda que tenha aberto 2 a 0 levou o empate, mesmo assim acabou se consagrando campeão Brasileiro.
- Flamengo reúne multidão para comemorar títulos; veja fotos!
Mundial - 1981
Naquela época, desde o Santos, em 1963, o Brasil não tinha um campeão mundial, porém, essa história mudou os rumos da competição em 1981. Já tendo uma geração mais madura, a conquista foi uma espécie de coroação a uma das temporadas mais vitoriosas da história do Flamengo.
Depois de ter sido campeão do Brasileirão de 1980, o time viajou em 1981 também levando nos braços o título de campeão da Libertadores, Carioca e do Mundial de clubes, fazendo assim a primeira Tríplice Coroa da sua história.
Com os gols anotados por Adilio, e dois de Nunes, o Flamengo bateu o Liverpool e se tornou campeão do Mundo no que é até hoje uma das maiores conquistas da história do Rubro Negro.