Home
Notícias
Onda de calor persiste com temperaturas acima da média no Sudeste
Notícias

Onda de calor persiste com temperaturas acima da média no Sudeste

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
26/12/2025 13h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16666080/original/open-uri20251226-78-1w9gfmj?1766757049
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma onda de calor persistente mantém uma elevação nas temperaturas em grande parte do Sudeste do Brasil, com termômetros próximos ou acima dos 40 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para esta sexta-feira, abrangendo estados como Rio de Janeiro, São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Espírito Santo, Paraná, e Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, as temperaturas devem permanecer pelo menos 5 °C acima da média climatológica, podendo se estender por um período de três a cinco dias. O alerta segue vigente até o final da tarde desta sexta-feira.

No Rio de Janeiro, o calor intenso persiste após a cidade registrar 40,1 °C no dia de Natal. A previsão indica que o sol continuará predominando, mantendo as temperaturas elevadas até o sábado, com a possibilidade de mudanças no tempo a partir de domingo, quando há chances de retorno da chuva. Em São Paulo, a capital registrou a maior temperatura de dezembro desde o início das medições, com 35,9 °C na quinta-feira (25), superando o recorde anterior de 35,6 °C em 3 de dezembro de 1998. Esse também foi o registro mais elevado do ano de 2025 na cidade.

Nesta sexta-feira, a capital paulista deve apresentar sol entre muitas nuvens, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e temperaturas podendo atingir os 35 °C. No interior de São Paulo, as temperaturas seguirão elevadas, havendo riscos de chuvas localizadas ao longo do fim de semana. Enquanto o Sudeste lida com um calor extremo, a região Sul do país encontra-se sob alerta para tempestades. O Inmet destaca o risco de chuvas intensas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com volumes que podem chegar a 100 mm por dia e rajadas de vento de até 100 km/h.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também