Aitana Bonmatí vence Bola de Ouro Feminina e atinge marca inédita
Sportbuzz
Nesta segunda-feira, 30, aconteceu uma das cerimônias mais importantes da história do futebol, a premiação da ‘Bola de Ouro’, prêmio entregue pela Revista France Football. No futebol feminino, é indiscutível o destaque das jogadoras espanholas, que conquistaram a Copa do Mundo de 2023. Sendo assim, Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo.
Aos 25 anos, meio-campista conquistou um feito inédito, com títulos extremamente importantes e ótimas marcas individuais. Sendo assim, Bonmatí se tornou a primeira atleta, tanto no futebol masculino como feminino, a vencer a Champions League, a Copa do Mundo e a Bola de Ouro na mesma temporada. Além disso, ela participou do título espanhol do Barcelona.
- Atacante da Espanha boicota seleção após Rubiales não renunciar
Anteriormente, a jogadora já tinha se destacado em premiações individuais, sendo eleita a melhor da Europa, em cerimônia organizada pela Uefa, em agosto deste ano. Além disso, Bonmatí aproveitou o momento para se posicionar sobre o abuso feito por Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola, na comemoração do título da Copa do Mundo.
“Como sociedade, não podemos permitir que haja abuso de poder em uma relação de trabalho, nem falta de respeito. Para minha colega Jenni e para todas as mulheres que sofrem o mesmo, estamos com vocês. Espero que sigamos trabalhando para que esta sociedade melhore”, declarou a meio-campista do Barcelona.
- Fifa toma decisão sobre Luis Rubiales
Aitana Bonmatí superou outras grandes atletas na decisão para o prêmio mais importante do futebol mundial. A espanhola chegou como a favorita a levar o prêmio, pois já tinha sido eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo de 2023.