Brasil no skate: Rayssa e Giovanni avançam na SLS Sydney
Sportbuzz
Campeã mundial e medalhista olímpica, Rayssa Leal segue em busca de mais um título nesta temporada. A skatista de 16 anos brilhou na madrugada passada, liderando sua bateria e garantindo vaga na final da etapa de Sydney da Street League Skateboarding (SLS), com a segunda melhor pontuação geral. Além de Rayssa, o Brasil será representado também na decisão masculina por Giovanni Vianna, que foi vice-líder da classificatória após uma grande performance.
Na competição feminina, Rayssa Leal dominou sua primeira bateria, registrando as melhores notas tanto nas voltas quanto nas manobras. A skatista somou 28,7 pontos, ficando à frente das demais competidoras do grupo. Ela foi superada apenas pela australiana Chloe Covell, que somou 31,4 pontos na segunda bateria, garantindo a liderança geral.
Já na disputa masculina, o brasileiro Giovanni Vianna mostrou porque é o atual campeão do Super Crown 2023. Giovanni entrou para o seleto “nine club” com uma das melhores manobras da classificatória e somou 33,7 pontos, ficando atrás apenas do japonês Sora Shirai, que liderou com 35,1 pontos. O americano Nyjah Huston completou o pódio da fase classificatória com 33,2 pontos, enquanto David Loy e Chris Joslin também marcaram presença no “nine club”. Felipe Gustavo, outro brasileiro na disputa, foi eliminado na última manobra.
Ranking da SLS
No ranking feminino da SLS, a japonesa Yumeka Oda ocupa a liderança com 220 pontos, seguida por sua compatriota Liz Akama, com 210 pontos. Rayssa Leal está firme na terceira posição, com 190 pontos. Pamela Rosa, outra brasileira na competição, aparece em 19º lugar, com 20 pontos.
Entre os homens, Giovanni Vianna divide a liderança do ranking com Gustavo Ribeiro, ambos com 195 pontos. Felipe Gustavo completa o top-3 com 190 pontos. Outros brasileiros no ranking incluem Kelvin Hoefler, em 8º (120 pontos), Lucas Rabelo, em 12º (90 pontos), Filipe Mota, em 18º (54 pontos), e Carlos Ribeiro, na 23ª posição (13 pontos).