Home
Esportes
Coreia do Norte se recusa a receber partida contra o Japão; entenda o caso
Esportes

Coreia do Norte se recusa a receber partida contra o Japão; entenda o caso

publisherLogo
Sportbuzz
22/03/2024 17h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16123323/original/open-uri20240322-18-vghzjt?1711128583
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 22, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciou o adiamento da partida entre Coreia do Norte e Japão, que aconteceria pelas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026, após um pedido da federação norte-coreana. Os responsáveis pela seleção pediram a transferência da partida para um local neutro “devido a circunstâncias inevitáveis”. A imprensa local indica que havia um temor por parte dos mandantes quanto a “doenças contagiosas”.

“A decisão, tomada em consulta com a Fifa e as partes interessadas relevantes, surge depois de a AFC ter sido informada, em 20 de março, pela Associação de Futebol da Coreia do Norte, da necessidade de transferir o jogo para um local neutro devido a circunstâncias inevitáveis”, dizia a nota oficial da AFC. O duelo estava marcado para Pyongyang, capital norte-coreana, válida também pelas eliminatórias da Copa da Ásia de 2027. O pedido da federação será encaminhado para a Fifa, que tomará a decisão sobre a nova data, em conjunto à entidade asiática.

  • Coreia do Norte volta para as competições mundiais depois de quatro anos

Os dois países não mantêm relações diplomáticas atualmente e a federação da Coreia do Norte teria alegado estar preocupada com doenças contagiosas, como informou a agência de notícias “Kyodo News”. O Japão, de acordo com a “Reauters”, registrou nos últimos meses 474 casos de infecção grave causada por uma bactéria, a síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, se recusou a comentar a decisão dos adversários de não receber a partida.

Hayashi ainda deixou claro que outros países vêm sendo afetados por infecções respiratórias nos últimos anos. A “Reuters” cita que ondas de infecções por bactérias do grupo dos estreptococos A também ocorreram na Europa, América do Norte e Austrália, entre os anos de 2022 e 2023. A infecção por bactérias deste tipo acontece através do contato direto com secreções corporais. Por isso, o Ministério da Saúde faz um apelo para que a população siga lavando as mãos regularmente, além de procurar utilizar máscaras em locais aglomerados.

  • Seleção Feminina: Brasil cai em grupo complicado na Olimpíada

Coreia do Norte e Japão se enfrentaram na última quinta-feira, 20, pela terceira rodada do Grupo B das eliminatórias asiáticas. Os japoneses venceram o confronto de Tóquio, por 1 a 0 O duelo da próxima terça-feira, 26, seria pela quarta rodada da chave, que tem o Japão líder, com nove pontos. Os coreanos estão em terceiro, com três, atrás da Síria, com quatro. Os dois primeiros de cada grupo passam para a terceira fase.


Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também