Fifa e Uefa suspendem Rússia de competições; veja as consequências
Sportbuzz
Uefa e Fifa anunciaram a exclusão de clubes e da seleção nacional da Rússia de qualquer tipo de competição organizada por uma das instituições. A opção pela eliminação dos russos do futebol em partidas internacionais se deu após a invasão à Ucrânia e a postura violenta de Vladimir Putin para conquistar o território ucraniano.
Uefa e Fifa seguiram os caminhos tomados por COI e as outras grandes entidades do esporte mundial em relação à Rússia. Diversos eventos esportivos e também competições internacionais que iriam ser realizadas em território russo acabaram sendo adiadas ou até mesmo canceladas. Mas o que a decisão das duas maiores organizações do futebol mundial interfere diretamente para os russos?
- Ucrânia: Cazares acalma família e abre o jogo sobre invasão da Rússia
Canal - SportBuzz
Com a decisão em conjunto da Uefa e Fifa, os principais clubes da Rússia e a seleção russa de futebol não vão poder participar dos maiores torneios de futebol do mundo. Copa do Mundo, Eurocopa, Europa League e Champions League não vão estar mais no calendário futebolístico do país, pelo menos até que a guerra contra a Ucrânia tenha um desfecho.
A primeira consequência, que é a de curto prazo, é a eliminação do Spartak Moscou da Europa League. O time estava na fase eliminatória da competição e ia enfrentar o Red Bull Leipzig. Além disso, a seleção feminina russa não poderá participar da Eurocopa, enquanto o masculino ficará de fora das Eliminatórias da Copa do Mundo e consequentemente do Mundial do Qatar.
- Técnico do Shakhtar Donetsk surpreende sobre invasão da Rússia;
"Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em ambos competições da FIFA e da UEFA até novo aviso", começou anunciando a Fifa.
"Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em assuntos tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos".
- Rússia: UEFA eliminará Spartak Moscou da Europa League;
Ou seja, com as decisões da Fifa e também da Uefa, não apenas o futebol profissional da Rússia foi afetado como também o de categoria de base. Competições como Eurocopa sub-17, sub-19, Eurocopa de Futsal sub-19, além dos torneios tradicionais não terão a participação dos russos e por tempo indeterminado.
As medidas tomadas por Uefa e Fifa são indeterminadas e não possuem um período de tempo para serem finalizadas. Sendo assim, ainda não é possível saber quais serão os reflexos disso para a Rússia, mas a consequência imediata é o isolamento e falta de visibilidade das equipes e seleções nacionais russas para o mundo todo.
VEJA QUAIS COMPETIÇÕES A RÚSSIA NÃO PODERÁ JOGAR!
- Champions League;
- Europa League;
- Conference League;
- Eurocopa;
- Nations League;
- Eliminatórias para Eurocopa;
- Eliminatórias para Copa do Mundo;
- Copa do Mundo;
- Copa das Confederações;
- Mundial de Clubes;
- Campeonatos de Futsal organizados por Uefa e Fifa