Home
Esportes
Fórmula 1 deixará de premiar volta mais rápida em 2025
Esportes

Fórmula 1 deixará de premiar volta mais rápida em 2025

publisherLogo
Sportbuzz
17/10/2024 19h38
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16374234/original/open-uri20241017-18-id8179?1729193999
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após sete temporadas desde o início da bonificação, o ponto extra ao piloto com a volta mais rápida do Grande Prêmio será excluído em 2025 na Fórmula 1. Introduzido em 2019, o sistema será retirado sob aprovação do Conselho Mundial de Esporte a Motor, da Federação Internacional do Automobilismo. A entidade teve uma reunião nesta quinta-feira, 17.

Com a presença do presidente da FIA, o emiradense Mohammed ben Sulayem, a reunião discutiu a retirada da bonificação a partir da próxima temporada, que se inicia no primeiro semestre de 2025. Além do mandatário da entidade máxima dos esportes a motor, Stefano Domenicali, comandante da F1, também participou da conversa que irá mudar os rumos da categoria.

Veja no Twitter
twitter

The fastest lap bonus point is to be dropped from the 2025 season following a meeting of the FIA’s World Motor Sport Council#F1 | Full story 👇https://t.co/Suqsf2SsPj

— Formula 1 (@F1) October 17, 2024

A introdução do ponto extra ao piloto com a melhor volta aconteceu em 2019. O momento foi um marco na Fórmula 1, pois o sistema foi utilizado nos primórdios da categoria, há mais de 60 anos. O ponto, porém, só era válido caso o piloto terminasse a prova entre os dez primeiros colocados, ou seja, em zona de pontuação.

Por que o ponto extra virou polêmica na Fórmula 1?

A questão se tornou uma polêmica na última corrida da Fórmula 1, o GP de Singapura. Daniel Ricciardo, da RB, foi um dos pilares dessa controvérsia. O australiano trocou seu jogo de pneus para as últimas voltas, reservando os macios para tentar fazer a melhor parcial da prova.

Lando Norris foi o vencedor do GP de Singapura, mas perdeu o ponto da volta mais rápida
Lando Norris foi o vencedor do GP de Singapura, mas perdeu o ponto da volta mais rápida (Crédito: Getty Images)

Na última volta, Lando Norris, que foi o vencedor da prova, assegurava o ponto de bonificação com o melhor tempo. No entanto, Ricciardo conseguiu o que esperava e fez a melhor parcial. Assim, o piloto da McLaren não teve a pontuação extra, ao passo que o australiano também não somou esse ponto no campeonato de condutores, já que cruzou a linha de chegada na 18ª colocação.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também